Pages

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL APURA SUPOSTA FRAUDE EM EMPRÉSTIMO DO BNB

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, janeiro 27, 2015   Sem Comentários


O Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) está apurando denúncias a respeito de dois empréstimos concedidos pelo Banco do Nordeste
(BNB) ao empresário Walter Faria, proprietário da Cervejaria Itaipava. 

Conforme publicou, na última sexta-feira, uma revista semanal de circulação nacional, os empréstimos, que somam R$ 827 milhões, foram concedidos, em setembro de 2013 e em abril de 2014, com dispensa de carta-fiança - instrumento que serviria de garantia em caso de possível calote.

De acordo com a revista, a dispensa da carta-fiança implica menor segurança para o banco, o que, para o MPF, pode significar crime de gestão fraudulenta. A reportagem publicada também destaca o fato de, menos de três semanas após o empréstimo, o empresário ter doado R$ 17,5 milhões à campanha da então candidata Dilma Rousseff.

Segundo divulgou o MPF, o procurador da República Edmac Trigueiro requisitou ontem à Polícia Federal a instauração de inquérito para apurar se houve crime de gestão fraudulenta e identificar os responsáveis. Por sua vez, o procurador da República Oscar Costa Filho requisitou à presidência do BNB informações e documentos relacionados aos empréstimos. Ao Tribunal de Contas da União (TCU), o MPF enviou ofício requisitando providências para apurar o caso.

O grupo Petrópolis, que detém a Itaipava, afirmou à revista que a fiança foi substituída por outras garantias com "valores até maiores". Procurado pela reportagem, o BNB afirmou que o processo de aprovação e constituição das novas garantias "foi realizado com base em avaliações técnicas".

 "As operações com a empresa foram contratadas seguindo todos os procedimentos estabelecidos nos normativos vigentes", destacou o banco, em nota. O BNB acrescentou que "a decisão (de dispensa da finança) foi amparada em normativos vigentes e está de acordo com práticas de mercado".DN

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee