Pages

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

ESTIAGEM;PETROBRAS E 26 EMPRESAS SÃO ORIENTADAS A CAPTAR ÁGUA DE CHUVA

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, janeiro 29, 2015   Sem Comentários



Empresas como a Petrobras, Unilever, Rhodia e Ypê, além de outras 23, numa soma de 27, foram orientadas ontem no Estado de São Paulo pelo Consórcio das Bacias dos Rios PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) a captar e armazenar toda a água de chuvas antes do período oficial de estiagem, que começa em abril.

A regra foi anunciada um dia após o governador do estado, Geraldo Alckmin, admitir rodízio de água três dias por semana na Grande São Paulo, em virtude do colapso iminente do sistema de represas que abastecem a região.

A recomendação também foi para 43 municípios da região. A iniciativa considera a escassez de água até o fim de março nos seis reservatórios que formam o Sistema Cantareira, principal abastecedor hídrico na Grande São Paulo. Ao todo, 27 empresas são associadas ao consórcio, fundado em 1989 com o objetivo de preservar os rios e afluentes das bacias da região.

Elas respondem juntas por 90% do consumo industrial de água na zona. O armazenamento pode ser por meio de represas, bacias de contenção ou qualquer tipo de reservatório. Segundo os técnicos do consórcio, falta legislação sobre o uso da água de chuva. Portanto, a medida está sem impedimento.

“Cada gota de chuva, até março, que é o período chuvoso, precisa ser armazenada. Isso porque, depois de março, pode ser que a situação hídrica da região piore”, afirmou Andréia Borges, técnica do Consórcio das Bacias dos Rios PCJ.

A Petrobras e a Rhodia, por exemplo, captam água para uso industrial dos rios Jaguari e Atibaia, respectivamente. Os cursos fluviais integram a bacia do rio Piracicaba e tiveram a vazão reduzida devido à seca que atinge o Sudeste do País.agências

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee