Pages

sábado, 17 de janeiro de 2015

DEPUTADOS,QUEREM ALTERAR REGRAS NO CONSELHO DE ÉTICA,TEXTO ABRE BRECHA PARA ABSOLVIÇÃO,MESMO SE PROVADO DESVIO DE VERBA

Por ipuemfoco   Postado  sábado, janeiro 17, 2015   Sem Comentários


Temendo a divulgação da lista de denunciados no escândalo da Petrobras, parlamentares alteram regras no Conselho de Ética com o intuito de protegê-los.Processos só serão iniciados se houver prova material.
Também será aberta possibilidade de devolução do dinheiro desviado.

Preocupados com a divulgação da lista de parlamentares envolvidos no escândalo do Petrolão, em fevereiro, pela Procuradoria-Geral da República, os deputados já buscam maneiras de se blindarem contra possíveis denúncias. 

Integrantes do Conselho de Ética da Casa confeccionaram uma minuta que altera regras do colegiado, com o objetivo de beneficiar parlamentares acusados de desvios de recursos públicos. 

Segundo o documento, ao qual ISTOÉ teve acesso, a ideia é criar um “acordo de leniência parlamentar” segundo o qual o deputado acusado de lesar os cofres públicos poderá apresentar à Mesa da Câmara proposta de devolver o dinheiro desviado. Dessa forma, abriria uma porta para a absolvição pelos colegas.

 “A proposta de ressarcimento deverá ser apresentada pelo Conselho de Ética à Mesa, no caso de comprovação do uso indevido pelo representado de recursos públicos ou de recebimento de vantagens indevidas”, descreve a minuta.

 O documento diz ainda que os processos contra parlamentares só serão iniciados no Conselho de Ética em caso de denúncias com provas materiais.

Desde o fim de 2014, ações para proteger os parlamentares estão em curso. No final de dezembro, passou a tramitar na Mesa Diretora da Câmara um projeto de resolução, assinado pelo deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que cria uma espécie de lei de acesso à informação às avessas exclusiva para os deputados. 

O texto impõe punições a parlamentares e servidores que vazarem informações “comprometedoras” e cria um grupo permanente para cuidar do sigilo de dados analisados na Casa.

 “Com relação ao depoente e ao denunciante, não são raros os casos em que as informações por eles prestadas, perante uma CPI, por exemplo, são tão comprometedoras a ponto de, passado o prazo do sigilo decorrente de eventual classificação, remanescer o risco a sua vida ou integridade”, justifica. 

A resolução que reprime a divulgação de informações sobre a “vida privada, a honra e a imagem de deputado” prevê severas punições contra servidores e parlamentares que difundirem dados. No Congresso, a resolução foi apelidada de “lei da mordaça”. ISTOÉ
grafico.jpg
 
Foto: Gabriela Korossy/Câmara dos Deputados 

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee