Pages

domingo, 2 de novembro de 2014

A OPOSIÇÃO É PARA SE OPOR

Por ipuemfoco   Postado  domingo, novembro 02, 2014   Sem Comentários

Derrotado nas eleições presidenciais após uma campanha onde o petismo pintou o partido
como a encarnação do diabo na terra, o PSDB veio a público dizer que vai fazer oposição ao PT. Alvíssaras. 

No Brasil da política adesista, o óbvio precisa ser afirmado. No Ceará, o senador Eunício Oliveira, que perdeu a disputa para o Governo, também resolveu colocar o seu PMDB no lugar que o povo já havia designado: na oposição. Que assim seja.

O adesismo costuma buscar termos que concedam um componente nobre ao seu movimento oportunista. Desconfiem quando assistirem a um político usando as seguintes bengalas para a sua atuação: “oposição crítica” e “oposição propositiva”. É conversa para adormecer a manada. Sua intenção é simplesmente aderir ao Governo de plantão mesmo que o eleitor tenha colocado o partido do dito cujo na oposição.

Vejam com olhos da desconfiança a conversa de parlamentares que se declaram “independentes”. 

A regra geral (com as honradas e equivocadas exceções) é a seguinte: quem se declara independente é por que está em busca de vender para o Governo o seu precioso voto no parlamento. A declaração de independência é como um grito de leilão. “Quem dá mais? Quem dá mais?”. Mas, só há um comprador disponível. O Governo. 


Desconfiem quando assistirem a um governante sugerir termos como “conciliação” e “diálogo” para os que foram derrotados nas urnas. A ideia é somente cooptar. O objetivo é esfacelar as forças de oposição e manter o parlamento sob absoluto controle. É clássico: os governantes brasileiros odeiam a oposição, mas as democracias não podem jamais prescindir delas. Fiquemos com a democracia.

A oposição existe para se opor. É a gênese de sua existência. A oposição é aquela que se opõe e estabelece nesse trabalho cotidiano uma opção segura e equilibrada para que se evidencie a sagrada alternância de poder. 

A oposição é a alternativa de poder. Conciliação e diálogo entre Governo e oposição só se fazem necessários em situações peculiares. Nas guerras, por exemplo, ou em situação de extrema crise.

Oposição existe para se contrapor. Sua função é fiscalizar, denunciar, desmascarar e votar contra os desejos do Governo. Oposição é para cobrar dos governantes tudo aquilo o que estes prometeram na campanha eleitoral. Promessas que convenceram a maioria que derrotou a... oposição. É um pressuposto da velha e boa democracia. 

ENTRE POBRES E RICOS, AS FALÁCIAS

Tão cansativo quanto o lengalenga de buscar culpados regionais pela derrota dos tucanos é o lengalenga que quer negar o peso decisivo do voto dos mais pobres a favor de Dilma Rousseff (PT). Antes, uma obviedade: um voto é um voto. Não importa se o sujeito tem o cofre abarrotado de ouro ou se possui apenas um reles cartão do Bolsa Família. Só as democracias são assim.

No ramerrão que se seguiu à apuração das urnas, lembrei-me de um fato. Após as eleições de 1989, vencida por Collor, a esquerda resmungava ao ver o mapa nacional de votação. Collor venceu por causa do que na época chamávamos de grotões. No Sudeste, Lula venceu Collor por 54 a 46. No Nordeste, Collor venceu por 55 a 45. O Nordeste pobre passou a ser apontado por muitos, incluindo iluminados da esquerda, como responsável por jogar o Brasil no atraso.

Durante as décadas de 80 e 90, o então PFL, ex-PDS e hoje DEM, mantinha a supremacia na política nordestina. A esquerda era muito diminuta por essas bandas, apesar de um ou outro espasmo eleitoral. O PT, por exemplo, tinha espaços nas páginas políticas muito maiores do que sua pequena expressão popular. E qual era o discurso de então oriundo de nossa gloriosa esquerda?

Ora, apontava-se que os pobres eram massa de manobra dos políticos. Dizia-se que a seca era a malvada indústria da dominação. Dizia-se que os pobres eram mantidos pobres por método para deixá-los sempre dependentes de políticas públicas de cunho assistencialista. Acusava-se que a ignorância escolar era a chave da manutenção do poder vigente. A esquerda estava certa?


Hoje, a constatação de que os votos dos mais pobres e menos escolarizados (mas não somente os deles) foram determinantes para a manutenção do poder vigente é apontado como, na menos agressiva das hipóteses, um comportamento discriminatório.

Em sentido oposto, aponta-se como algo condenável o fato dos eleitores mais escolarizados e com renda maior terem majoritariamente votado em Aécio Neves. Curiosamente, esse eleitor optou em maior escala por Lula em 1989 contra Collor. Havia um problema nisso?

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee