Pages

domingo, 12 de outubro de 2014

MAURO BENEVIDES; "TODO POLÍTICO DEVE ESTAR PREPARADO PARA PERDER"

Por ipuemfoco   Postado  domingo, outubro 12, 2014   Sem Comentários

Com quase 60 anos de carreira política, Mauro Benevides (PMDB) já foi vereador, deputado estadual por quatro vezes, senador por duas vezes e deputado federal por quatro. 

Iria para seu quinto mandato se tivesse sido eleito nas eleições de 2014, mas, com 60.196 votos, não alcançou o cargo e estará, a partir do próximo ano, como 1º suplente de sua coligação, aguardando ser convocado para a Câmara.

Não foi a primeira vez que Benevides não conseguiu o número de votos necessários. Assumiu de 1985 a 1986, a Presidência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), quando não foi eleito para o mandato senatorial. “Não tenho queixas de ninguém se não tive votos para assumir a cadeira”, diz o deputado federal, que exerce seu mandato até 31 de janeiro de 2015.


OPOVO - O senhor já passou por vários cargos na política e seus filhos seguiram seus passos. O senhor deixou um legado? Pode-se dizer que esse legado são seus filhos?

Nome - Na atividade política só se acha mesmo o Mauro Filho e, nessa eleição, concorrendo ao Senado, ele se consagra com 1 milhão e 573 mil votos. Então, se ele se projetou dessa forma, disputando o Senado Federal, é sinal de que, nele, reconheceram atributos para a representatividade para a vida pública no nosso Estado. 

Naturalmente eu já ocupei esse cargo, sendo o único do Ceará, até hoje, a ocupá-lo no Império e na República. No momento é ele quem encarna a representatividade, mas que eu possa ser exemplo e o meu exemplo são eles também. 

OP - Como é para o senhor não ter sido escolhido pelos eleitores?

Mauro - Essa é uma etapa que quem se situa na política sempre tem de estar com o espírito preparado. E logo haverá convocação. Não tenho queixas de ninguém se não tive votos para assumir a cadeira. Eles, Moroni Torgan (PMDB) e Moses Rodrigues (PPS) que tiveram essa cadeira.

OP - O senhor estará como 1º suplente da sua coligação, mas espera assumir a vaga?

Mauro - Estou a postos para assumir algum mandato. Mas, veja bem, não estou prognosticando assumir não, pelo amor de Deus! Mas se vier a ser convocado assumirei. Se não, qualquer que seja a posição continuarei com o mesmo empenho político.

OP - Qual foi o cargo mais importante que o senhor considera já ter assumido?

Mauro - Foi a 1ª Vice-Presidência da Constituinte. Esse foi, historicamente, o cargo mais importante. E eu não quero mais que se fale em constituinte, porque constituinte só ocorre quando há ruptura institucional e não quero que, jamais, isso aconteça de novo no nosso País. Mas, evidentemente, o grande momento foi a de 1988, a atual. Eu me honro de haver sido o segundo signatário da Constituição Federal de 88. 

OP - Enquanto não é convocado, pretende utilizar a experiência que o senhor tem na política em que área?

Mauro - Eu tenho o dever de levar o conhecimento do público ledor: a minha experiência e os episódios vivenciados em mais de cinco décadas vivenciadas na política. 

Estou devendo isso, conscientemente, aos meus amigos do Ceará e ao Brasil. Já tenho iniciado um livro com episódios marcantes vivenciados ao longo dos 50 anos de legado político. Se eu tenho 80 livros publicados, esse é fundamental porque retrataria, ou em posição de acompanhante ou de presença decisiva, essas vivências. 

Tenho que fazer e não posso mais retardar a publicação desse livro. Já tem vários capítulos preparados. Tem 60 capítulos e eu devo tanto ao Instituto do Ceará quando à Academia Cearense de Letras. Vou contar episódios marcantes, como foi o da Constituinte de 88.

OP - O senhor já pensou em sair da política em algum momento?

Mauro - Não! Eu continuo filiado ao partido e estou indo para Fortaleza para participar da campanha de segundo turno. Sou fundador do PMDB e 
dirigi partido no Ceará por 20 anos.

OP - Existe um momento certo para sair?

Mauro - Não. O político só deixa a vida pública quando o povo acha que ele não deve continuar. Mas acho que ainda tenho vitalidade para servir ao Nordeste e ao País. E até 31 de janeiro estarei defendendo a Casa como deputado federal. 

OP - O senhor pretende se candidatar de novo?

Mauro - Essa pergunta sobre futuro político, eu costumo referenciar Armando Falcão, que sempre costumava frisar: o futuro a Deus pertence.

OP - Como foi, em 1974, a vitória expressiva que o senhor teve no Senado?

Mauro - Foi uma manifestação consagradora e a mais audaciosa da minha vida pública. Resolvi disputar o Senado porque nenhum dos meus companheiros pleiteava esse cargo. Eu era presidente do partido e me puseram essa alternativa. 

Quem ganhou essa eleição foi o povo e não o Mauro Benevides. Destaco, nessa época, a participação da grande jurista Auri Moura Costa. Ela interveio para que a polícia não ocupasse as garagens de ônibus, permitindo que eles voltassem a circular e permitindo que os fortalezenses pudessem votar. Ganhei com 76 mil votos. 

OP - O senhor era presidente da Assembleia na época do golpe militar, como era administrar a Casa nessa época?

Mauro - Extremamente delicado. Ligava a Voz do Brasil e saíam as cassações desse e daquele parlamentar, Isso constrangia a todos que externavam o seu populismo diante de uma situação delicada. Eram raros os que tinham coragem de manifestar o seu protesto. Um episódio lastimável e que me obrigou a lutar pelo estado democrático de direito.

"O político só deixa a vida pública quando o povo acha que ele não deve continuar. Mas acho que ainda tenho vitalidade para servir ao Nordeste e ao País"

27 anos, foi o tempo que Mauro Benevides ocupou a presidência do PMDB no Ceará

1 vez ele assumiu a presidência da República, interinamente, em 1992

12 vezes Mauro foi governador interino do Ceará, entre os anos de 1963 e 1965

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee