Pages

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

DEBATE; EUNÍCIO E DILMA EVITAM POLÊMICAS

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, outubro 24, 2014   Sem Comentários

Quem sintonizou ao debate promovido pela TV Verdes Mares com os candidatos ao Governo do Estado em busca de um clima tenso e acusações deve ter se frustrado.

Em seu último encontro frente a frente antes do segundo turno, os candidatos Eunício Oliveira (PMDB) e Camilo Santana (PT) preferiam jogar na retranca, evitando arriscar os votos que já conquistaram. 

O resultado foi um debate em que as acusações foram deixadas de lado, focando-se nos programas de suas eventuais gestões.

Durante o primeiro bloco, no qual as perguntas eram de temas livres e os candidatos poderiam buscar atingir seu adversário nos pontos julgados mais vulneráveis, Camilo escolheu, primeiramente, o tema saúde. 

O assunto deu a ele a oportunidade de citar números favoráveis à atual gestão, dando destaque à construção de equipamentos pelo Estado, perguntando sobre as propostas do adversário para o atendimento de urgência e emergência. 

Como resposta, ouviu do peemedebista que os prédios devem sim ser construídos, “mas precisam funcionar”, prometendo concurso público de 12 mil profissionais para a área. Na única alfinetada do bloco, ele prometeu “colocar na secretaria de Saúde alguém que entenda de Saúde”, em referência ao seu desafeto, o secretário da pasta Ciro Gomes (Pros).

Eunício, por sua vez, perguntou ao adversário sobre um dos pontos que mais tem tocado durante a eleição: os 500 mil jovens que, de acordo com o senador, não estudam e nem trabalham. 

Camilo respondeu que “no debate anterior, eu perguntei onde o candidato tinha tirado esse número”, afirmando que o Ceará tinha mais de 80% de sua juventude na escola, além de sem o campeão nordestino de geração de empregos.

Temas espinhosos

Temas que em outros debates gerariam forte troca de acusações, dessa vez tornaram-se mornas críticas e promessas. Corrupção foi um exemplo.

Nas mãos de Eunício, o tema já foi de cargos criados com dinheiro do Fundo de Combate à Pobreza (Fecop) até o suposto de envolvimento de Camilo no chamado “escândalo dos banheiros”. 

Ontem, porém, virou apenas uma pergunta sobre o que o petista havia feito para combater a corrupção enquanto deputado estadual e secretário de governo, dando ao adversário a oportunidade de, mais uma vez, exaltar o Portal da Transparência e a Lei de Acesso à Informação. Enquanto isso, o senador falou, mais uma vez, de sua atuação no endurecimento da Lei da Ficha Limpa, aprovada pelo Congresso Nacional em 2010.

O tema Polícia Militar, que também foi uma fonte de críticas de Eunício contra o governo estadual, encontrou mais convergência do que divergência entre os postulantes ao Palácio da Abolição. Ambos concordaram com a ampliação do Raio, exaltando seu caráter “ágil” e “ostensivo”. Também prometeram valorizar a carreira dos profissionais de segurança pública do Estado.

1. Desânimo

Palco de confronto entre as duas militâncias em debate no primeiro turno, a Praça da Imprensa teve um clima muito mais ameno ontem. Os apoiadores de Camilo estavam mais animados, improvisando jingles de campanha em ritmo de marchinha de Carnaval. Do outro lados das barreira policiais, estava m os militantes de Eunício apenas balançando bandeiras.

2. Comitiva

O candidato Camilo Santana (PT) chegou ao local do debate cerca de meia-hora antes de seu início. Entre seus acompanhantes, estavam o candidato derrotado ao Senado Mauro Filho (Pros) e, como motorista, o prefeito de Fortaleza Roberto Claúdio (Pros). Assessores completavam o grupo que acompanhava o candidato petista. Eunício chegou um pouco antes.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee