Pages

terça-feira, 7 de outubro de 2014

CAMILO E EUNÍCIO; AGRESSIVIDADE E EMBATE ÉTICO

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, outubro 07, 2014   Sem Comentários

Curada a “ressaca” do primeiro turno do Ceará, Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB)
partem agora para a mais complicada e decisiva etapa da briga pelo Governo do Estado. 

A campanha entra em nova fase, e a perspectiva é de radicalização nos dois lados. Analistas ouvidos pelo O POVO apostam em doses extras de agressividade e em uma disputa ainda mais focada no campo ético e pessoal. Os discursos que se seguiram à divulgação do resultado, no domingo, parecem confirmar a hipótese.

“Nosso desafio vai ser mostrar a Fortaleza quem é esse senhor chamado Eunício Oliveira. (…) Fortaleza está iludida por um discurso demagógico. Vamos mostrar às pessoas quem é o Eunício, porque ele é um aproveitador pessoal, é um oportunista, é ambicioso, é um mentiroso”, atacou o governador Cid Gomes (Pros) durante entrevista, sinalizando também que a Capital – maior colégio eleitoral do Estado – entrará com força nesta fase da campanha. Em Fortaleza, Eunício teve votação expressiva: 47,7% dos votos, contra 38% de Camilo.


Para o cientista político Josênio Parente, as características da disputa no Ceará – a terceira mais apertada do Brasil – criaram o ambiente para a exasperação da campanha. 

“A estrutura dos dois candidatos é muito competitiva, e boa parte dos eleitores já está ‘amarrada’ em grupos estruturados. Aqueles que ainda podem ser convencidos de algo são poucos. E como o eleitor já pôde conhecer algumas propostas e perfis no primeiro turno, a tendência agora é de radicalizar. Questões pessoais vão surgir”, afirmou Parente, que é professor das universidades Estadual e Federal do Ceará.

Na avaliação do publicitário cearense e especialista em marketing político Ricardo Alcântara, a exploração do escândalo dos banheiros na reta final do primeiro turno e a tentativa do PMDB de vincular a imagem de Camilo ao esquema também abriu a porteira para novos embates na esfera moral. 

“Eunício levou a campanha para um território perigoso, da discussão ética. É nesse território que ele vai ser enfrentado agora”, avaliou Alcântara, que foi marqueteiro do ex-governador Lúcio Alcântara (PR) e é integrante da Rede Sustentabilidade.

O escândalo dos banheiros até poderá ser mantido na pauta, mas a eficácia do tema começa a ser questionada. Apesar da estratégia do PMDB, Camilo conseguiu passar à frente na votação do último domingo, observou o publicitário. “A menos que Eunício decida desenterrar outros escândalos do Governo Cid...”, diz.

Na tarde de ontem, o comando da campanha do peemedebista se reuniu para definir o tom do segundo turno. O POVO apurou que o grupo mapeia outras “mazelas” do Governo Cid a serem atacadas até 26 de novembro. 

“Vamos compará-los (Camilo e Eunício). Isso não pode ser jogado para debaixo do tapete. A baixaria neste tipo de coisa não começou com a gente, mas foi com o governador, que tentou destruir a imagem e a honra (de Eunício), e depois ele vai ter que provar na Justiça. O que colocamos na televisão foram denuncias feitas pelo MP e acatados pela Justiça. Mostramos apenas os processos que ele responde”, afirmou o coordenador de campanha de Eunício Oliveira, Gaudêncio Lucena. (Colaborou Jéssica Welma e Erivelton Melo)

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee