Pages

domingo, 10 de agosto de 2014

A CORRUPÇÃO E AS CIDADES DO INTERIOR

Por ipuemfoco   Postado  domingo, agosto 10, 2014   Sem Comentários

Comparado a um passado recente, o Brasil vem avançando na criação de mecanismos de combate à corrupção. Uma sociedade civil cada vez mais organizada e exigente constrange os mandatários eleitos a prestarem contas dos recursos que administram. 

Além disso, regulamentos recentes, como a Lei de Acesso à Informação - obrigando as administrações públicas a fornecerem dados requisitados por qualquer cidadão - e a mudança da Lei de Responsabilidade Fiscal, determinando que União, Estados, e Municípios exponham na Internet dados sobre a respectiva execução orçamentária e financeira, atuam em favor da transparência. Nesse mister, destaca-se também a atuação do Ministério Público.

Ao mesmo tempo é forçoso reconhecer que, no Brasil, a corrupção ainda está em níveis inaceitáveis, ainda que se saiba que, em todo o mundo - tanto na esfera pública, quanto no mundo empresarial - a corrupção desempenha o seu maléfico papel. 

Contudo, o que diferencia o Brasil de nações em que a corrupção é mais controlada, é que esses países desenvolveram mecanismos mais potentes para coibir e para punir a prática quando ela é descoberta.

Porém, se o campo para a corrupção tende a se estreitar nos grandes centros, onde a sociedade civil é mais ativa, os fraudadores parecem estender seus tentáculos para instâncias menos vigiadas, como as cidades do interior. 

É o que se pode depreender da seguidas matérias que este jornal vem publicando sobre o assunto. Na mais recente investigação do Ministério Público, procuradores revelaram que seis cidades estariam envolvidas em desvios que chegam a R$ 12 milhões.

Em 2011, um promotor da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) reclamou da “corrupção generalizada” nas prefeituras. Outro promotor chegou a afirmar que em “mais da metade” dos municípios havia casos de corrupção.

Qualquer que seja o número, restam poucas dúvidas de que uma quantidade inaceitável de prefeituras vem sendo flagradas em práticas irregulares, demonstrando que, além da melhoria dos instrumentos de combate às fraudes de modo geral, é preciso interiorizar os controles, tornando mais efetivos os mecanismos de combate à corrupção.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee