Pages

quarta-feira, 2 de julho de 2014

PSDB E DEM QUEREM BARRAR DILMA NO NORDESTE

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, julho 02, 2014   Sem Comentários

Em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, atrás apenas da presidente Dilma Rousseff (PT), que tenta a reeleição, o presidenciável tucano, senador Aécio Neves (PSDB), vem tentando ampliar as suas possibilidades para chegar ao segundo turno. 

E, assim como Dilma, que teve no Nordeste a vantagem que lhe assegurou o mandato ao lhe dar 10 milhões de votos em 2010, Aécio também irá priorizar a Região. 

Nesta linha, o tucano abrirá sua campanha presidencial com uma espécie de caravana pelo Nordeste, visitando até três estados por dia.

A maratona, que deve começar em agosto, quando ele se licencia do Senado para disputar a corrida pelo Palácio do Planalto, tem como objetivo fortalecer o nome do tucano junto ao eleitorado nordestino, considerado reduto do PT desde a primeira eleição do ex-presidente Lula. 

Na bagagem, o discurso do programa de governo de Aécio para o Nordeste já está definido. O foco central está dividido em dois motes.

O primeiro é voltado para a implantação de obras de infraestrutura, com destaque para grandes projetos anunciados pelo Governo Federal mas que ainda não entraram em funcionamento, como a Transposição do Rio São Francisco e a Ferrovia Transnordestina.

"Vamos ter um capítulo muito claro para o Nordeste. A gente vai mostrar que dá para fazer, como começa e como termina uma obra para realmente atender a população. Se a gente ganhar, quando passarem dois anos, a população vai ver como esse governo é ruim, como é medíocre", disse Aécio.

O segundo ponto é desconstruir a imagem de que o PSDB é contrário à manutenção de programas sociais, como o bolsa-família, divulgando iniciativas do partido para a área, como a de transformar o bolsa-família – um dos carros-chefes do programa de governo petista – em um programa de estado.

A responsabilidade da campanha, não apenas no Nordeste, mas em nível nacional, ficará com o senador Agripino Maia (DEM-RN). A escolha de Agripino não foi por acaso. Com o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) como vice na chapa – desconsiderando os problemas internos do partido – Aécio viu neste lance a possibilidade de contrabalançar, via São Paulo, a enxurrada de votos que o PT costuma registrar no Nordeste. Aloysio foi eleito com mais de 10 milhões de votos.

É aí que entra Agripino. O cargo estratégico que lhe foi confiado visa não apenas afagar o aliado, mas sinalizar de alguma forma que o Nordeste é prioritário dentro de um eventual governo tucano. 

O democrata sabe o peso que as obras de infraestrutura, bem como o dos programas sociais e de transferência de renda, possuem junto a boa parte da população nordestina. Daí a pressão para que Aécio inicie sua campanha presidencial pela Região.

A ida de Agripino para a coordenação nacional da campanha do PSDB guarda semelhanças com a campanha presidencial de 2010. Naquele ano, o então deputado tucano Sérgio Guerra (falecido em março de 2014) foi escolhido como coordenador regional da campanha de José Serra (PSDB-SP) à Presidência. Sem conseguir alavancar o discurso, o PSDB viu minguar sua capacidade eleitoral na Região, que assegurou a Dilma Rousseff sua eleição ao Planalto.

O desafio de Agripino Maia, agora, será evitar os erros cometidos na última campanha presidencial e alavancar a candidatura de Aécio em uma região vista como reduto eleitoral do PT. A tarefa, pelo visto, não será das mais fáceis.PE-247

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee