Pages

sexta-feira, 11 de julho de 2014

ÁGUA; 112 MUNICÍPIOS PRECISAM DO CARRO-PIPA NO CEARÁ

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, julho 11, 2014   Sem Comentários

Municípios cearenses continuam precisando da água fornecida pelos carros-pipa. As operações - que são executadas pela Defesa Civil Estadual e pelo Exército Brasileiro - vão continuar enquanto houver déficit de abastecimento no Estado. 

Entre janeiro e maio deste ano, os açudes tiveram recarga real de apenas 3,7%. Com o aumento tímido, mais da metade das cidades ainda precisa dos serviços de aquisição, transporte e distribuição de água executados pelos pipeiros.


Segundo dados fornecidos pelos dois órgãos, 22 cidades necessitam da Defesa Civil e 93 do Exército, sendo 112 no total. Cascavel, Quiterianópolis e Irauçuba contam com o fornecimento de água simultâneo dos dois órgãos.

O major Holdayne Pereira, analista de credenciamento de pipeiros da Defesa Civil, explica que a quadra chuvosa fez os municípios que tiveram precipitações mais constantes deixarem o programa temporariamente. 

Mas, segundo ele, com o distanciamento do período de chuvas (fevereiro a maio), a tendência é que as cidades voltem a solicitar os carros-pipa. “As chuvas foram irregulares. 

Em alguns municípios, açudes sangraram. E, nas cidades vizinhas, há necessidade dos carros-pipa durante todo o ano. Como a recarga dos açudes foi pequena, a tendência é que o número de municípios que utiliza esses serviços aumente nos próximos meses”.

Segundo o major, a partir de agora, ao invés da contratação de empresas, a Defesa Civil vai trabalhar com sistema semelhante ao do Exército – que realiza acordo para prestação de serviços com os pipeiros individualmente e não por intermédio de empresas. A mudança deve proporcionar maior rapidez na execução dos serviços e resposta mais eficiente aos municípios, explica o major.

Já o capitão Nelson Uchôa, gerente do Núcleo de Resposta da Defesa Civil Estadual, se preocupa com o abastecimento de água dos municípios e diz que a operação não deve parar enquanto houver demanda solicitante. 

“Estamos passando por sérios problemas no Ceará, sim. Até as fontes de captação apresentam problemas, pois ainda não tivemos chuva suficiente para atender as demandas. A previsão é que a Operação Carro-pipa continue até que seja necessário”, afirma.

Pipeiros

O Exército, responsável pelo atendimento dos distritos, está mantendo a Operação Carro-pipa em 93 cidades cearenses. Outras 13 cidades tiveram o serviço temporariamente suspenso. De acordo com o coronel Claudemir Rangel, coordenador da operação, a suspensão aconteceu devido a recarga alcançada durante a quadra chuvosa e a pedido das próprias cidades. 

Entretanto, quando necessário, os municípios citados podem solicitar a retomada dos serviços de abastecimento. “A média de municípios atendidos se mantem por volta de 100 desde o ano passado. Atualmente, nós atendemos cerca de 820 mil pessoas com a água fornecida pelos pipeiros”, explicou o coronel Claudemir Rangel.

Os açudes cearenses tiveram recarga real de 3,7% entre janeiro e maio deste ano – aumentando o volume de 31,25% (5,877 bilhões de m³) para 32,43% (6,104 bilhões de m³).

No fim da quadra chuvosa de 2013, os 149 reservatórios cearenses monitorados pela 

Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) estavam com volume total de 42,47% (7,989 bilhões de m³).

Segundo o capitão Nelson Uchôa, gerente do Núcleo de Resposta da Defesa Civil Estadual, o órgão está trabalhando com 61 carros-pipa e consegue atender 150 mil pessoas.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee