Pages

segunda-feira, 28 de abril de 2014

TAPINHA POLÍTICO; RACHA OU NÃO RACHA

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, abril 28, 2014   Sem Comentários

                            cid-eunicio
O vice-governador Domingos Filho (Pros) transformou o município de Tauá na capital política do Ceará por um dia. 
Mais de 30 prefeitos, toda a bancada cearense no Senado e mais de 15 deputados viajaram até sua propriedade rural, na localidade de Marrecas, a fim de participar neste sábado (26) da tradicional festa de Jesus, Maria e José, e do aniversário do deputado federal Domingos Neto (Pros).

Neto é filho da prefeita do município, que fica a 350 quilômetros de Fortaleza – Patrícia Aguiar (PMDB), e de Domingos. A ocasião foi estratégica para uma reaproximação de Cid Gomes (Pros) e Eunício Oliveira (PMDB), mas também marcou um fortalecimento do do nome do vice-governador na corrida eleitoral de 2014.

Após uma reunião no final de março, na qual o Eunício informou à Cid que seria candidato à sucessão estadual, e para tanto, gostaria do seu apoio, os dois deram sinais que a aliança, que existe desde 2006, poderia ruir. 

A parceria elegeu (em 2006) e reelegeu (em 2010) Cid Gomes (na ápoca pelo PSB), e levou Eunício ao Senado – juntamente com o petista José Pimentel (ambos em 2010) –, e fez prefeito de Fortaleza (em 2012), o ex-deputado estadual Roberto Cláudio, também pelo PSB.

Flerte com a oposição


O peemedebista também conversou com o deputado estadual Heitor Férrer (PDT), que apesar de fazer parte de um partido da base governista, é assumidamente opositor de Cid Gomes.

domingos


Jogo de cena?

Aparentemente os flertes do peemedebista com a oposição não passaram de jogo de cena, já que nos bastidores, o encontro festivo em Tauá foi interpretado como uma demonstração política de que “a chapa dos sonhos” pró-Dilma Rousseff pode ser fechada até o dia 30 de abril. 

Domingos Filho demonstrou que pode aglutinar o apoio do próprio partido (Pros), do PMDB e do PT para a sucessão de Cid. E assim, o palanque único que tanto deseja a presidente estaria próximo de ser confirmado.

“Estou procurando dentro do processo trabalhar com entusiasmo e moderação. O que é a moderação: respeito aos demais pretendentes, tanto do meu partido como os adversários. Naturalmente respeito a liderança do governador Cid na condução do processo. E eu sei que ele, com essa liderança, vai ter muito equilíbrio e justiça para buscar todos os partidos nesse processo”, disse o vice-governador, em entrevista ao blog Tribuna Livre, na manhã deste domingo (27), por telefone.

“Tive uma conversa muito franca com o senador (Eunício), falei com ele muito francamente: ‘Poxa, Eunício, o partido (PMDB) não me dá oportunidade de ser avaliado, isso é uma expulsão branca. Não quero romper contigo. Então, a melhor forma que tenho é sair do partido (PMDB) para buscar outra oportunidade de ter nome avaliado’

Mas o PMDB continua aliado, não tinha razão eu esvaziar o partido tirando meus correligionários. Eunício é meu parceiro”, disse Domingos.

Ausência

O jantar na residência de Domingos reuniu, além da cúpula política local, mais de duas mil pessoas. Uma das ausências foi o deputado José Nobre Guimarães (PT), pré-candidato ao Senado. “O Guimarães tinha um outro compromisso, ele justificou, tem uma questão política lá em Mossoró”, completou o vice-governador.
tauá
Foto: Pedro Henrique Alcino











Em campanha

O senador Eunício Oliveira (PMDB) volta a percorrer o Interior em um dos encontros regionais do PMDB. Pré-candidato ao Governo do Estado, ele reúne simpatizantes e lideranças no próximo dia 10, em Crateús, a 350 quilômetros de Fortaleza.

Dentro do partido a visão é de fortalecimento do senador em grandes municípios do Interior. O mesmo trabalho já faz o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Zezinho Albuquerque (Pros), com uma campanha itinerante antidrogas pelas principais cidades do Ceará.

Zezinho também é pré-candidato e tocou uma campanha semelhante anterior, para exigir do governo federal a instalação da refinaria Premium II, mas a cobrança acabou se tornando silêncio às vésperas de uma das visitas da presidente Dilma Rousseff (PT) ao Ceará. O tema era constrangedor. 

O deputado estadual também promove uma campanha de conscientização (“Ceará Contra as Drogas”) pelo interior do estado, questionada pela Justiça Eleitoral, que vê sinais de campanha antecipada.

Eunício já visitou grandes municípios como Crato, Iguatu e Russas, mas até o momento não levou o encontro para cidades como Sobral ou Tauá – redutos onde o Pros tem domínio eleitoral. 

Em sua última reunião privada com o governador Cid Gomes, há um mês, o senador teria ouvido uma reclamação sobre os encontros do PMDB, e teria respondido que o próprio Zezinho também vem caminhando pelo Interior.

Nomes como Domingos Filho e Izolda Cela permanecem possíveis dentro da sucessão, mas uma negociação intermediada com José Pimentel (PT) indica que, apesar das ameças de racha, a aliança pode ser fechada reunindo PMDB, PT e Pros. 

Só resta saber quem encabeçaria a chapa que irá disputar Governo, Vice e Senado. Desta feita o PCdoB de Inácio Arruda sairia perdendo, e segundo uma fonte do PMDB que pede para não ser identificada, “ele se rifou quando resolveu disputar a eleição para Prefeitura de Fortaleza em 2012”. 

A decisão final da manutenção da aliança será anunciada no dia 30 de abril, data do novo encontro de Eunício e Cid Gomes.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee