Pages

sábado, 26 de abril de 2014

DECISÃO DO PRESIDENTE DO SENADO DE RECORRER AO STF CONTRA CPI CONSTRANGE PMDB

Por ipuemfoco   Postado  sábado, abril 26, 2014   Sem Comentários

Líder do PMDB, Eunício Oliveira, contrariado com Renan Calheiros e o líder do PT, Humberto Costa, adiou viagem ao Estado para fazer articulação com o governo

As relações entre o PMDB e o PT podem ter sofrido um abalo inesperado nesta quinta-feira, 24. O líder do PMDB, no Senado, Eunício Oliveira (CE), adiou a viagem para o estado de origem, para articular-se com a coordenação do Planalto devido ao choque de opiniões que marcou o dia no Senado.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ao divulgar nota em que afirmou a intenção de recorrer da decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, entrou em rota de colisão com a postura do PT, que através do seu líder no Senado, Humberto Costa (PE) tomou a decisão de desistir de recorrer ao STF.

PT apoia CPI

Humberto Costa anunciou na manhã desta quinta-feira, 24, que o PT e o bloco, que o representa, iriam indicar inclusive os nomes e colocou de forma resoluta que a decisão não merecia contestação. “Vamos colocar essa CPI para andar”, disse Humberto Costa pela manhã.

Eunício Oliveira teria ligado para Renan Calheiros e reclamado, duramente, por conta da nota divulgada pouco depois do posicionamento manifestado por Humberto Costa. Eunício esquivou-se de manifestar-se sobre o tema.

Mas a Política Real apurou que Eunício Oliveira teria ficado extremamente irritado tanto com o presidente do Senado, Renan Calheiros, quanto com o líder do PT, Humberto Costa.

Em tese, a Mesa Diretora do Senado deveria recorrer, mas o PT ao posicionar-se em favor do funcionamento da CPI, acabou por deixar o PMDB isolado.

Viagem oficial

Na manhã desta quinta-feira, 24, Humberto Costa, havia dado a pista de que o PT não iria recorrer. “Não tenho a menor dúvida de que, no dia 10 ou 11 de maio, vamos estar com essa CPI instalada”, disse. Porém, chegou a afirmar que a bancada do PT iria recorrer.

Mas Renan Calheiros, que se encontra em viagem oficial a Roma, na Itália, pouco tempo depois divulgou uma nota na qual afirmava que irá recorrer da decisão do STF, por meio da ministra Rosa Weber, que optou pela CPI da Petrobras apenas para investigar denúncias contra a estatal.

No entanto, na tarde desta quinta-feira, 24, Humberto Costa subiu à tribuna do plenário do Senado para informar um reposicionamento do partido. “A ministra optou por não acatar o que foi decidido pelo Presidente do Senado, pela Comissão de Constituição e Justiça e pelo plenário desta Casa e julgou pela redução do escopo da CPI exclusivamente à Petrobrás”, disse.

Humberto Costa afirmou que bancada não mais recorreria. “Quero anunciar aqui o nosso respeito ao entendimento da ministra Rosa Weber. E a decisão da bancada do PT, tomada após uma reunião que fizemos, agora há pouco, e que também consultamos alguns senadores que estavam ausentes, de não recorrer da liminar ao plenário do STF, tendo em vista o mandado de segurança apresentado pela senadora Ana Rita", completou. A manobra petista “pegou mal” na opinião de peemedebistas.
POLÍTICAREAL

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee