Pages

terça-feira, 25 de março de 2014

CID GOMES IRRITA PT COM A IDÉIA DA RENUNCIA

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, março 25, 2014   Sem Comentários

                               
O governador Cid Gomes (Pros) afirmou ontem que levará aos aliados a hipótese de que ele renuncie ao cargo ainda nas próximas semanas. A ideia é garantir viabilidade legal do irmão Ciro Gomes (Pros) na eleição deste ano. A declaração agitou bastidores do PT, fortalecendo tese de candidatura própria entre petistas.

“A hipótese de renúncia será colocada a um coletivo, não para uma candidatura própria minha, mas para que a gente tenha o Ciro como alternativa ao Legislativo”, disse Cid. Apesar disso, o governador destaca que decisão não será tomada sozinha.

“Nunca foi meu estilo tomar decisões sozinho, vou apresentar a hipótese de renúncia, pesar prós e contras. (...) Sou capaz de colocar acima do meu interesse pessoal o interesse coletivo”, diz, destacando PT como “aliado prioritário” no processo.

O governador disse ainda necessitar de “uma pausa” em sua militância política, afirmando que não pretende disputar eleição neste ano. 

“O Ciro é um quadro que tem de estar disponível”, defendeu. Apesar do apoio do irmão, Ciro negou ter interesse em concorrer a qualquer cargo.

PT no Governo

Na manhã de ontem, membros de seis correntes do PT se reuniram com Cid para debater sucessão. Se antes apenas grupo de Luizianne Lins defendia candidato petista ao governo, possibilidade da renúncia já fez três outras correntes demonstrarem interesse em discutir candidatura do PT à sucessão estadual.

“Não se pode fechar a possibilidade de o PT disputar pelo Governo. Até porque, se o Cid sai para o Pros reivindicar o Senado com o Ciro, porque o PT não pode sugerir nomes para o Governo?”, questiona o vereador Acrísio Sena. As correntes lideradas pelos deputados Artur Bruno e Francisco Pinheiro defenderam a mesma posição.

Há pouco mais de um mês, porém, os três participaram de manifesto contrário à candidatura própria. 

“Fomos contra lá, mas agora há nova realidade. Inclusive com possibilidade de construir unidade com Camilo Santana (deputado) ou Nelson Martins (secretário)”, diz Acrísio.

Líder do grupo majoritário e pré-candidato a senador, José Guimarães minimizou fala do correligionário. “Meu grupo defende candidatura do PT ao Senado, mas isso só será discutido no encontro do dia 29. Até lá, fica certa unidade pela aliança”. Os grupos de José Airton e Ilário Marques também fecham com Guimarães.

Já o senador Eunício Oliveira (PMDB), que tenta se viabilizar ao governo, afirmou desconhecer renúncia de Cid e diz que se reunirá com o governador ainda esta semana para discutir eleição.

Segundo decisão do TSE de 2005, candidatura de Ciro só é possível caso Cid se afaste do cargo até 5 de abril, seis meses antes da eleição. Lei Complementar 64/1990 proíbe que parentes de Cid se candidatem no Estado, salvo caso de reeleição. Mesmo com renúncia de Cid, seus parentes não podem se candidatar ao cargo de governador do Ceará.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee