Pages

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

QUERENDO A SUCESSÃO;EUNÍCIO RECUSA CONVITE DE DILMA PARA MINISTÉRIO DA INTERGRAÇÃO NACIONAL

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, fevereiro 05, 2014   Sem Comentários

                       

O senador Eunício Oliveira-PMDB recusou o convite feito pela presidente Dilma Rousseff (PT) para assumir o Ministério da Integração Nacional. A proposta foi realizada na noite de segunda-feira (03), em reunião com o vice-presidente Michel Temer e líderes do PMDB.

Em troca, o PMDB cederia a vaga de Turismo para Benito Gama (PTB). Mas a bancada do PMDB no Senado insiste na nomeação de Vital do Rêgo para a Integração Nacional, enquanto Dilma aposta na reforma para resolver pendências na formação dos palanques nos estados.

Estratégia
Informações de bastidores dão conta de que a convocação de Eunício objetiva tirá-lo da disputa ao governo no Ceará, abrindo caminho para um acordo entre o PT e o Pros. Entretanto, o senador demonstra vontade e disposição de disputar a sucessão estadual, com ou sem o apoio do governador Cid Gomes.

O deputado federal Danilo Forte (PMDB) disse que a postura de Eunício na recusa ao convite foi uma demonstração de coragem e uma reafirmação do projeto de disputa ao governo do Estado. “A postura do senador Eunício foi de muita grandeza, fortalecendo o projeto e se colocando à disposição para o governo do Estado”, afirma. “A gente sabe que isso foi uma tentativa de retirar o senador da disputa”, revela.

Decisão
Apesar de ter recusado o convite, o senador disse à Agência Estado que a decisão cabe à presidente Dilma. “O Ministério da Integração é importante, capilarizado, tem ações voltadas de integração nacional. Essa questão de ministério cabe exclusivamente à presidente. Ela pode ouvir os partidos, mas a decisão é dela”, afirmou. A pasta é cobiçada pelo fato de tocar obras de apelo eleitoral na Região Nordeste.

Insatisfação
A bancada do PDMB na Câmara ameaça se rebelar contra o governo e entregar dois cargos (Agricultura e Turismo) que controla na Esplanada dos Ministérios. O motivo é a insatisfação da legenda com a proposta feita por Dilma para reacomodar o partido na reforma ministerial.

Depois da reunião com Dilma, no Palácio do Planalto, integrantes do partido, incluindo Eunício, reuniram-se com Michel Temer para que o vice-presidente acalmasse os ânimos na legenda. Atualmente, o PMDB controla cinco pastas: Minas e Energia, Previdência, Aviação Civil, Turismo e Agricultura.

Reunião
O líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), convocou reunião de emergência com os 76 deputados federais da bancada para esta quarta-feira (05), às 15h.

Reforma ministerial
A presidente deu início à reforma ministerial na segunda-feira com a posse a Aloizio Mercadante na Casa Civil, a Arthur Chioro na Saúde, José Henrique Paim na Educação e Thomas Traumann na Secretaria da Comunicação Social. Segundo Dilma, ainda em fevereiro serão anunciadas as demais alterações O Estado/POLITICACOMK

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee