O senador Eunício Oliveira-PMDB recusou o convite feito pela presidente Dilma Rousseff (PT) para assumir o Ministério da Integração Nacional. A proposta foi realizada na noite de segunda-feira (03), em reunião com o vice-presidente Michel Temer e líderes do PMDB.
Em troca, o PMDB cederia a vaga de Turismo para Benito Gama (PTB). Mas a bancada do PMDB no Senado insiste na nomeação de Vital do Rêgo para a Integração Nacional, enquanto Dilma aposta na reforma para resolver pendências na formação dos palanques nos estados.
Estratégia
Informações de bastidores dão conta de que a convocação de Eunício objetiva tirá-lo da disputa ao governo no Ceará, abrindo caminho para um acordo entre o PT e o Pros. Entretanto, o senador demonstra vontade e disposição de disputar a sucessão estadual, com ou sem o apoio do governador Cid Gomes.
O deputado federal Danilo Forte (PMDB) disse que a postura de Eunício na recusa ao convite foi uma demonstração de coragem e uma reafirmação do projeto de disputa ao governo do Estado. “A postura do senador Eunício foi de muita grandeza, fortalecendo o projeto e se colocando à disposição para o governo do Estado”, afirma. “A gente sabe que isso foi uma tentativa de retirar o senador da disputa”, revela.
Decisão
Apesar de ter recusado o convite, o senador disse à Agência Estado que a decisão cabe à presidente Dilma. “O Ministério da Integração é importante, capilarizado, tem ações voltadas de integração nacional. Essa questão de ministério cabe exclusivamente à presidente. Ela pode ouvir os partidos, mas a decisão é dela”, afirmou. A pasta é cobiçada pelo fato de tocar obras de apelo eleitoral na Região Nordeste.
Insatisfação
A bancada do PDMB na Câmara ameaça se rebelar contra o governo e entregar dois cargos (Agricultura e Turismo) que controla na Esplanada dos Ministérios. O motivo é a insatisfação da legenda com a proposta feita por Dilma para reacomodar o partido na reforma ministerial.
Depois da reunião com Dilma, no Palácio do Planalto, integrantes do partido, incluindo Eunício, reuniram-se com Michel Temer para que o vice-presidente acalmasse os ânimos na legenda. Atualmente, o PMDB controla cinco pastas: Minas e Energia, Previdência, Aviação Civil, Turismo e Agricultura.
Reunião
O líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), convocou reunião de emergência com os 76 deputados federais da bancada para esta quarta-feira (05), às 15h.
Reforma ministerial
A presidente deu início à reforma ministerial na segunda-feira com a posse a Aloizio Mercadante na Casa Civil, a Arthur Chioro na Saúde, José Henrique Paim na Educação e Thomas Traumann na Secretaria da Comunicação Social. Segundo Dilma, ainda em fevereiro serão anunciadas as demais alterações O Estado/POLITICACOMK
Pages
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014
Home
» QUERENDO A SUCESSÃO;EUNÍCIO RECUSA CONVITE DE DILMA PARA MINISTÉRIO DA INTERGRAÇÃO NACIONAL
QUERENDO A SUCESSÃO;EUNÍCIO RECUSA CONVITE DE DILMA PARA MINISTÉRIO DA INTERGRAÇÃO NACIONAL
Por ipuemfoco
Postado quarta-feira, fevereiro 05, 2014
Sem Comentários
Sobre o autor
Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok
.
SUPERMERCADO GUSTAVO
IPUNET
FUNERÁRIA ITAURNAS
Reformar
J&G Hortifruti
Brisa da Serra
Ótica Gabriel
Hora Certa
Mundo Online
Postagens mais visitadas
-
A entrevista concedida pelo ex-prefeito Sávio Pontes ao radialista Rogério Palhano representou um momento
-
A JUSTIÇA ELEITORAL DE IPU TORNOU INELEGÍVEIS POR OITO ANOS ATRAVÉS DE DECISÃO DE PRIMEIRA INSTÂNCIA OS EX- PREFEITOS SÉRGIO
-
Uma crise interna no PSB estaria ganhando contornos com as recentes queixas do deputado Denis Bezerra ao senador
-
Lindbergh Martins participou, nesta data, de uma ampla e estratégica reunião com o governador do Ceará, Elmano de
-
A prefeita Milena Damasceno participou de um evento de grande importância política e administrativa, reafirmando seu
-
Mulheres a partir de 40 anos agora têm direito ao exame de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
-
O município de Ipaporanga foi contemplado com mais 10 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica por meio do
-
O prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues, assinou nesta sexta-feira (19/12) o Termo de Permissão de Uso que autoriza a
-
Com todo o respeito que merece quem pensa diferentemente, mas grande parte da culpa pelo que acontece no Brasil de
-
Com a chegada de 2026, novas mudanças nas regras da aposentadoria passam a valer para trabalhadores que estão

0 comentários:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.