O senador Eunício Oliveira-PMDB recusou o convite feito pela presidente Dilma Rousseff (PT) para assumir o Ministério da Integração Nacional. A proposta foi realizada na noite de segunda-feira (03), em reunião com o vice-presidente Michel Temer e líderes do PMDB.
Em troca, o PMDB cederia a vaga de Turismo para Benito Gama (PTB). Mas a bancada do PMDB no Senado insiste na nomeação de Vital do Rêgo para a Integração Nacional, enquanto Dilma aposta na reforma para resolver pendências na formação dos palanques nos estados.
Estratégia
Informações de bastidores dão conta de que a convocação de Eunício objetiva tirá-lo da disputa ao governo no Ceará, abrindo caminho para um acordo entre o PT e o Pros. Entretanto, o senador demonstra vontade e disposição de disputar a sucessão estadual, com ou sem o apoio do governador Cid Gomes.
O deputado federal Danilo Forte (PMDB) disse que a postura de Eunício na recusa ao convite foi uma demonstração de coragem e uma reafirmação do projeto de disputa ao governo do Estado. “A postura do senador Eunício foi de muita grandeza, fortalecendo o projeto e se colocando à disposição para o governo do Estado”, afirma. “A gente sabe que isso foi uma tentativa de retirar o senador da disputa”, revela.
Decisão
Apesar de ter recusado o convite, o senador disse à Agência Estado que a decisão cabe à presidente Dilma. “O Ministério da Integração é importante, capilarizado, tem ações voltadas de integração nacional. Essa questão de ministério cabe exclusivamente à presidente. Ela pode ouvir os partidos, mas a decisão é dela”, afirmou. A pasta é cobiçada pelo fato de tocar obras de apelo eleitoral na Região Nordeste.
Insatisfação
A bancada do PDMB na Câmara ameaça se rebelar contra o governo e entregar dois cargos (Agricultura e Turismo) que controla na Esplanada dos Ministérios. O motivo é a insatisfação da legenda com a proposta feita por Dilma para reacomodar o partido na reforma ministerial.
Depois da reunião com Dilma, no Palácio do Planalto, integrantes do partido, incluindo Eunício, reuniram-se com Michel Temer para que o vice-presidente acalmasse os ânimos na legenda. Atualmente, o PMDB controla cinco pastas: Minas e Energia, Previdência, Aviação Civil, Turismo e Agricultura.
Reunião
O líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), convocou reunião de emergência com os 76 deputados federais da bancada para esta quarta-feira (05), às 15h.
Reforma ministerial
A presidente deu início à reforma ministerial na segunda-feira com a posse a Aloizio Mercadante na Casa Civil, a Arthur Chioro na Saúde, José Henrique Paim na Educação e Thomas Traumann na Secretaria da Comunicação Social. Segundo Dilma, ainda em fevereiro serão anunciadas as demais alterações O Estado/POLITICACOMK
Pages
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014
Home
» QUERENDO A SUCESSÃO;EUNÍCIO RECUSA CONVITE DE DILMA PARA MINISTÉRIO DA INTERGRAÇÃO NACIONAL
QUERENDO A SUCESSÃO;EUNÍCIO RECUSA CONVITE DE DILMA PARA MINISTÉRIO DA INTERGRAÇÃO NACIONAL
Por ipuemfoco
Postado quarta-feira, fevereiro 05, 2014
Sem Comentários
Sobre o autor
Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok
.
IPUNET
Reformar
J&G Hortifruti
Hora Certa
Mundo Online
Postagens mais visitadas
-
A presença popular e a energia de quem esteve presente
-
Sem que haja "bala de prata" à vista, Ciro Gomes (PSDB) e Elmano de Freitas (PT) vão para os últimos 13 dias da briga
-
O BLOG IPU EM FOCO TRAZ PARA CONHECIMENTO DOS INTERNAUTAS O INTEIRO TEOR DA REPRESENTAÇÃO
-
A segunda rodada da pesquisa Quaest após o início da campanha eleitoral, divulgada nesta quarta-feira (23) e
-
Nova rodada da pesquisa Datafolha para o Governo do Ceará, divulgada agora há pouco pelo O POVO, mostra Ciro Gomes
-
Quase 1 milhão de brasileiros com domicílio eleitoral no exterior estão aptos a votar nas eleições de 2026.
-
Um reconhecimento importante para quem acredita na força do diálogo, da participação popular e do respeito às
-
Ciro Gomes (PSDB-CE) e Elmano de Freitas (PT-CE) se enfrentaram em debate promovido pelo O POVO nesta
-
“Um grande alívio.” Foi assim que Kaio*, de 42 anos, definiu o sentimento ao ouvir a notícia, na última sexta (25), de que as

0 comentários:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.