Pages

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

A GUERRA 2014; IVO GOMES CHAMA VEREADOR JOÃO ALFREDO DE "PATETA"

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, fevereiro 19, 2014   Sem Comentários

                                Ivo Gomes
O presidente da Câmara teve que cortar o som do microfone da tribuna para suspender a troca de insultos no plenário
O secretário de Educação do Município de Fortaleza, Ivo Gomes, apresentou ontem, na Câmara Municipal, um balanço das ações executadas pela sua Pasta após um ano de gestão. 

O diálogo aberto na Casa, no entanto, terminou em bate-boca entre o secretário e o vereador João Alfredo (PSOL), gerando insatisfação entre os demais parlamentares que fazem oposição.

O embate começou após João Alfredo levar ao secretário alguns questionamentos sobre os dados divulgados pela Pasta da Educação e fazer críticas, principalmente, ao fim do funcionamento do tempo integral nas creches em Fortaleza. Ivo Gomes, entretanto, irritou-se com o parlamentar e chegou até a chamá-lo de "pateta".

"Não vou levar desaforo de um demagogo pra casa. Eu não tenho medo de você. Você é um pateta", disparou Ivo Gomes contra João Alfredo, que tentou responder, mas para acalmar os ânimos da sessão, o presidente da Câmara, Walter Cavalcante, cortou o microfone do vereador.

"Fiz uma intervenção tranquila. Questionei o secretário a partir de informações que foram passadas a mim pelos professores, sindicatos e pelas comunidades. Mas ele não agiu da mesma forma. O mais lamentável disso é que você tem um secretário de Educação sem educação e que pensa que pode ganhar no grito", reclamou João Alfredo.

O vereador Ronivaldo Maia defendeu João Alfredo ao afirmar que Ivo Gomes teria assumido uma postura desrespeitosa ao chamar o vereador de "pateta". Já o parlamentar Guilherme Sampaio (PT) lamentou ao avaliar que o modelo adotado para fazer perguntas ao secretário era limitado. "Nesse modelo, ele fala o que quer e não temos como questionar", criticou.

Vibrar

Para o secretário, a oposição não quer aceitar que a Educação no Município avançou em comparação com a gestão passada. 

"As matrículas da Rede Municipal aumentaram mesmo. Acho que Vossa Excelência deveria vibrar com isso. Muita coisa mudou. Quando passar o azedume das eleições, você deveria fazer uma visita para ver como o astral na Secretaria mudou", afirmou Ivo em resposta aos questionamentos do vereador Deodato Ramalho (PT).

Ivo Gomes participou da sessão durante quase cinco horas e ressaltou como o principal avanço da Pasta o aumento no número de estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino. De acordo com o secretário, o número de matrículas em 2014 já chegou a um total de 198 mil alunos, ou seja, 11 mil a mais do que a quantidade registrada no ano passado.

O secretário também destacou as ações que serão implantadas em breve para amenizar os problema de violência que atinge as escolas no Município em resposta a questionamentos dos vereadores John Monteiro (PTdoB) e Capitão Wagner (PR). "A SME já licitou e está aguardando a chegada de 40 viaturas para compor o departamento de segurança das escolar", apontou.

Apesar dos investimentos feitos ao longo do ano passado, Ivo Gomes revelou que os indicadores da qualidade de ensino só devem avançar a partir de 2014. O secretário esclareceu que o calendário do ano letivo em 2013 prejudicou intensamente o aprendizado dos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino da Capital cearense.

"Se vier melhora, será muitíssimo bem-vinda, mas será uma surpresa. Isso porque, ano passado, foi um ano difícil, tivemos que começar e terminar um ano letivo no mesmo ano, tivemos medidas polêmicas, garantimos férias para os professores em janeiro, pela primeira vez em nove anos. Portanto, vejo perspectiva de melhora para o ano de 2014", esclareceu.

Ivo também reconheceu ainda haver uma deficiência de 0,5% na quantidade de professores espalhados pela Rede. O secretário alegou que já convocou 200 docentes substitutos, mas ainda não compareceram. 

"Há carência, mas não está faltando professor. Mas pretendemos realizar um concurso ainda neste ano para acabar com esse problema como solução definitiva", acrescentou.

Eleições 2014

Apesar de sua saída da Secretaria de Educação ser especulada como algo provável, Ivo revelou não ter vontade de deixar o cargo para disputar a reeleição para a Assembleia Legislativa e assegurou que, por ele, permanecerá à frente da Pasta. Ele, entretanto, não descartou o afastamento.

"Estou a fim não. Sinto-me no auge da minha vida pública. Estou feliz pessoalmente. Estou tendo o apoio muito forte. Eu vou deixar uma coisa onde eu estou feliz para voltar a um lugar de onde já vim e onde já passei por 3 mandatos? Claro que não me governo. Vou primeiro consultar o prefeito, as outras lideranças da zona norte do Estado", explicou o secretário em resposta ao questionamento do vereador Carlos Mesquita (PMDB).

O líder do prefeito na Câmara, vereador Evaldo Lima (PCdoB), disse ao secretário, porém, que a presença dele na Assembleia Legislativa é imprescindível para a área da educação.dn

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee