O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tirou do Ministério Público (MP) o poder de pedir a instauração de inquéritos policiais para investigação de crimes
nas eleições deste ano.
A partir de agora, promotores e procuradores terão de pedir autorização à Justiça Eleitoral para abrir uma apuração de suspeita de caixa dois, compra de votos, abuso de poder econômico, difamação e várias outras práticas.
Até a eleição de 2012, o TSE tinha entendimento diferente. As resoluções anteriores que regulavam as eleições diziam: "o inquérito policial eleitoral somente será instaurado mediante requisição do Ministério Público ou da Justiça Eleitoral".
Para o pleito de 2014, os ministros mudaram o texto: "O inquérito policial eleitoral somente será instaurado mediante determinação da Justiça Eleitoral". Ou seja, o Ministério Público foi excluído.
O relator da nova norma, ministro José Antonio Dias Toffoli, que irá assumir o comando da Corte em maio, afirma que o tribunal mudou o entendimento histórico por duas razões: processos que não tinham o aval inicial da Justiça estavam sendo anulados; outra razão, garantir maior transparência. "O Ministério Público terá que requerer à Justiça.
O que não pode haver é uma investigação de gaveta, que ninguém sabe se existe ou não existe. Qualquer investigação, para se iniciar, tem que ter autorização da Justiça", diz. "A polícia e o Ministério Público não podem agir de ofício."O Estadão
Pages
sábado, 11 de janeiro de 2014
Home
» TSE TIRA PODER DO MINISTÉRIO PÚBLICO SOBRE CRIME ELEITORAL
TSE TIRA PODER DO MINISTÉRIO PÚBLICO SOBRE CRIME ELEITORAL
Por ipuemfoco
Postado sábado, janeiro 11, 2014
Sem Comentários
Sobre o autor
Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok
.
SUPERMERCADO GUSTAVO
IPUNET
FUNERÁRIA ITAURNAS
Reformar
J&G Hortifruti
Brisa da Serra
Ótica Gabriel
Hora Certa
Mundo Online
Postagens mais visitadas
-
O empresário é suplente de deputado federal, Tadeu de Oliveira foi entrevistado do portal O Intrigante.
-
O senador Camilo Santana (PT) negou, nesta quinta-feira (7), que haja veto ao deputado federal Júnior Mano
-
Deputado Carmelo Neto, que achava o Fundo Eleitoral um absurdo, colocou R$ 612 mil na conta da candidata Bella
-
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, suspendeu neste sábado (9) a aplicação da Lei
-
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (7) a Medida Provisória 1327/25, que prevê a renovação automática
-
O a to inaugural da pré-candidatura de Ciro Gomes (PSDB) ao Governo do Estado já tinha data, dia 16 de maio , mas agora
-
O ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) e o deputado federal
-
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) reafirmou sua defesa pelo fim da reeleição para a Presidência da República.
-
O pré-candidato ao Senado Federal, deputado federal Eunício Oliveira (MDB), disse que espera lealdade de quem for

0 comentários:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.