Pages

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

TASSO JOGARÁ O JOGO DE CID

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, janeiro 24, 2014   Sem Comentários

                         
O ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) irá jogar um jogo ao qual o governador Cid Gomes (Pros) é particularmente afeito.

Sua intenção é empurrar até o limite do prazo a decisão sobre concorrer ou não ao Senado. Quando foi governador, o tucano introduziu forma e intensidade inovadoras no uso de pesquisas de opinião para orientar decisões políticas no Ceará. 


A definição sobre voltar ou não a disputar eleições terá por base a rigorosa análise das estatísticas que serão colhidas a partir de fevereiro. Números cuja evolução seguramente será acompanhada nos meses subsequentes. O ex-senador não se lançará em aventura.

Só voltará ao terreno que já dominou se o fizer com absoluta segurança. Por isso, deverá esperar a definição dos cenários. É possível, caso decida concorrer, que só faça o anúncio no dia da convenção, no fim de junho.

Tasso não está preso a contingências de calendário. Não precisa, por exemplo, desincompatibilizar-se. Diferente do que ocorre com Cid, para quem abril já trará um primeiro prazo. 

Em menos de dois meses, terá de decidir se irá desincompatibilizar ou não sua melhor secretária, Izolda Cela, da Educação, uma das cotadas para concorrer ao governo. É também o limite para a hipótese – até hoje sempre negada com certa veemência – de o candidato vir a ser o prefeito Roberto Cláudio (Pros). 

E ainda para o vice Domingos Filho assumir o Executivo durante algum afastamento do titular. Tasso não tem nenhuma amarra similar. Além disso, também não tem pressa para se fazer conhecido do grande público, problema que qualquer possível adversário enfrentará.

A demora em decidir favorece o tucano não apenas por evitar o risco de ser afetado por uma conjuntura inesperada. O senador também sabe que Cid Gomes aguarda com expectativa sua decisão. O governador já disse que prefere decidir sua estratégia depois que a oposição se definir. E, fora das fileiras hoje governistas, nenhuma delas tem tanto peso quanto Tasso.

O que pode apressar a decisão são as estratégias dos próprios aliados. Roberto Pessoa (PR) – favorito do bloco oposicionista – já disse que topa concorrer, mas condiciona isso à entrada de Tasso na disputa.

E a intenção já declarada pelo possível bloco PSDB-PSB-PR é lançar candidato ao governo ainda em fevereiro, para que o nome tenha tempo de se tornar minimamente conhecido. Nacionalmente, Aécio Neves (PSDB), pré-candidato a presidente, também está louco para que Tasso se decida logo a ser candidato. As pressões, portanto, podem apressar o calendário.

Neste momento, uma coisa parece certa: ainda que não estejam aliados, Tasso só concorrerá ao Senado se Eunício Oliveira (PMDB) for candidato ao governo contra Cid Gomes.
ÉRICO FIRMO/OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee