Postagens de conteúdo ofensivo ou preconceituoso em sites, blogs e redes sociais podem gerar responsabilidade para os administradores dessas plataformas.
O alerta é do advogado Leonardo Ranna, especialista em direito de internet. Segundo Ranna, há possibilidade de responder civilmente pelos danos, e os autores e difusores do material podem ser responsabilizados criminalmente.
Para Leonardo Ranna, no caso recente envolvendo o site de vendas MercadoLivre, onde foi postado um anúncio vendendo negros a R$ 1, pode haver responsabilização da plataforma.
“O argumento é que eles [administradores dos sites] lucram com isso. Se eles não conseguem controlar previamente, para não ofender ninguém, devem ser responsabilizados pelo dano do ponto de vista cível. Tanto o Ministério Público pode vir a processar o MercadoLivre, por meio de uma ação civil pública, quanto alguém que se sentiu ofendido, no caso uma pessoa negra, pode buscar indenização”, disse o advogado.
Ranna ressaltou que, apesar de o Brasil não ter legislação específica para crimes cibernéticos, as leis existentes são suficientes para responsabilizar autores e sites nesses casos. Ele destaca que há várias decisões judiciais condenando sites e redes sociais e determinando indenização às partes ofendidas.
O anúncio do MercadoLivre repercutiu nas redes sociais no último domingo (5) e, segundo informações da empresa, foi retirado do ar na segunda-feira (6) após denúncias dos usuários do site.
A Ouvidoria Nacional da Igualdade Racial, vinculada à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), pediu ao MercadoLivre a identificação do autor da postagem e deve enviá-la ao Ministério Público do Rio de Janeiro segunda-feira (13), pedindo a apuração de responsabilidade de crime de racismo e discriminação racial. Os dados cadastrais do autor também foram solicitados pela Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) Polícia Civil do Rio de Janeiro, que instaurou inquérito para apurar crime de incitação ao racismo.
Sobre a possibilidade de ser responsabilizado pela postagem, o MercadoLivre informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a plataforma é monitorada diariamente pelos administradores e que disponibiliza um botão de denúncia para os usuários informarem sobre conteúdos inadequados, ofensivos ou preconceituosos.
Para a presidenta do Geledés - Instituto da Mulher Negra, Nilza Iraci, não é suficiente deixar o trabalho de denúncia a cargo dos internautas. “A responsabilidade fica para as pessoas que acessam. Até alguém perceber e denunciar, leva tempo”, ressaltou Nilza.
Para ela, deve haver responsabilização das plataformas por conteúdos racistas, homofóbicos ou sexistas. “Embora [o MercadoLivre] seja um site público, acho que deveria ter uma segurança. Temos feito um trabalho sistemático de vigilância em relação a isso, mas não se vê muita punição.”
A postagem no MercadoLivre deixou chocadas pessoas como a atendente Priscila Kellen Pereira da Luz, de 19 anos. Para Priscila, o conteúdo mostra que o racismo continua forte no país. “É ilusão achar que só porque as pessoas convivem e não têm tanto atrito, o racismo acabou. O ser humano é ignorante e não sabe olhar o outro como semelhante”, afirmou Priscila.Agência Brasil
Pages
sábado, 11 de janeiro de 2014
Home
» SITES PODEM SER RESPONSABILIZADOS POR DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDO PRECONCEITUOSO E OFENSIVO
SITES PODEM SER RESPONSABILIZADOS POR DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDO PRECONCEITUOSO E OFENSIVO
Por ipuemfoco
Postado sábado, janeiro 11, 2014
Sem Comentários

Sobre o autor
Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok
.
SUPERMERCADO GUSTAVO
IPUNET
FUNERÁRIA ITAURNAS
Reformar
J&G Hortifruti
Brisa da Serra
Ótica Gabriel

Hora Certa
Mundo Online
Postagens mais visitadas
-
Conselheiro Tutelar de Hidrolândia é flagrado consumindo bebida alcoólica em horário de expediente
-
A GESTÃO MILENA DAMASCENO SE SURPREENDEU COM O BLOQUEIO DE QUASE SEIS MILHÕES DE REAIS
-
NOSSOS ARAPONGAS NOS TRAZEM COM EXCLUSIVIDADE A RELAÇÃO DOS PROCESSOS QUE CONSTAM NA PAUTA DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DIA 04/07/2025...
-
EM DOIS VÍDEOS GRAVADO PELO O ADVOGADO DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE IPU,DR JOÃO PAULO,O MESMO TORNA PÚBLICO UMA REUNIÃO
-
A Rádio Palhano Web celebra um marco histórico e motivo de orgulho para Ipu e toda a região.
-
ENQUANTO O POVO SOFRE NAS FILAS PARA TIRAR UMA RG OU MARCAR UM SIMPLES EXAME.A GESTÃO
-
O RELATOR DO PROCESSO QUE PODERÁ CASSAR A PREFEITA DE IPU MILENA DAMASCENO,SOLICITOU A
-
ENQUANTO A GESTÃO SE LAMENTA. NÓS CUTUCAMOS!!
-
A GESTÃO MILENA DAMASCENO COMUNICOU QUE NÃO SERÁ MAIS NO DIA 07/07/2025, A APRESENTAÇÃO
-
A expressão popular “onde há fumaça, há fogo” nunca fez tanto sentido em Ipu. Nesta semana, o processo que...
0 comentários:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.