Pages

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

CEARÁ COMEÇA A PRODUZIR CACAU PARA NESTLÉ EM JULHO

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, janeiro 13, 2014   Sem Comentários

                 
Com investimento de R$800 mil, divididos entre a Agrícola Famosa e a Nestlé, a produção da fruta no estado promete
ganhar força nos próximos meses e concorrer com o estado da Bahia

A parceira firmada entre a cearense Agrícola Famosa e a Nestlé começará a dar frutos em julho. É quando terá início o plantio de cacau no perímetro irrigado do Tabuleiro de Russas. Já no próximo mês, executivos da Famosa viajam para visitar as instalações da Nestlé, na cidade de Tours (França), com o objetivo de conhecer os mecanismos genéticos da produção da fruta.


De acordo com presidente da Famosa, Luiz Roberto Barcelos, o investimento será de R$ 800 mil, rateados entre a Agrícola e a multinacional. A informação do acordo entre as empresas foi antecipada pela coluna Vertical S/A do O POVO do último domingo (12).
 

“Vamos começar com a produção em 55 hectares no perímetro irrigado, adaptando ao processo de produção que já fazemos com o melão. Se tudo sair conforme estamos planejando, poderemos chegar a 1,5 mil ha. A Nestlé entrará com a parte da genética e nós usaremos o conhecimento que temos sobre o solo da região”, enfatiza.
 

A baixa produtividade do cacau que está sendo plantado na Bahia é apontada por Barcelos como um dos principais motivos para o mercado cearense despontar no cenário cacaueiro.
 

“A Bahia está com pouca produtividade e um custo de produção cada vez mais alto. O mercado está abrindo essa oportunidade e vamos aproveitar”, pontua.
 

Cinco vezes maiorAinda segundo o presidente da Famosa, a ideia é que haja uma produção de 250 arrobas (uma arroba equivale a 15 quilos) por hectares, que seria cerca de cinco vezes mais do que é plantado na Bahia. “A princípio, vamos trabalhar para que haja uma produção com o máximo de peso possível. No futuro, queremos nos qualificar e melhorar nossos grãos”, diz.
 

A técnica usada será o gotejamento em fileiras duplas, já empregadas em outras frutas e hortaliças na região.
 

O interesse da Nestlé com a parceira é fornecer o cacau produzido no Ceará para o mercado interno, principalmente as regiões Sul e Sudeste do País. (João Bandeira Neto)

Números

800 mil reais será o investimento da produção que será dividido entra a Agrícola e a Nestlé
 

55 hectares será a produção inicial do cacau no perímetro irrigado do Tabuleiro de Russas.OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee