Pages

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

NÃO USAR VERBA DE MULTA NO TRÂNSITO SERÁ IMPROBIDADE,APROVA SENADO

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, novembro 21, 2013   Sem Comentários

                        
A proposta estabelece que a aplicação arrecadação de multas em áreas alheias à melhoria do trânsito passará a configurar ato de improbidade administrativa.


Se não houver recurso, projeto segue direto para a Câmara


A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou ontem, em Brasília, projeto de lei que passa a considerar ato de improbidade administrava a falta de aplicação exclusiva dos recursos da arrecadação de multas de trânsito em serviços de sinalização, engenharia de tráfego, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

A determinação já está no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O projeto acrescenta dispositivos ao código e estabelece que a aplicação equivocada desses recursos, no caso em áreas alheias à melhorias do trânsito, passará a configurar ato de improbidade administrativa.

Se a autoridade pública incorrer nesse desvio, poderá, de acordo com a Lei de Improbidade Administrativa, ser punida com penas como a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos por cinco a oito anos aos detentores de cargo ou emprego público.

Desvio de finalidade

O autor da proposta é o senador Vital do Rego Filho (PMDB-PB). Ele apresentou dados de um levantamento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo que mostram que esses recursos não são aplicados em melhorias do trânsito: dos mais de R$ 600 milhões recolhidos em multas no Estado, apenas 0,05% do total foi destinado efetivamente aos fins previstos na legislação.

Segundo o senador, são “penalidades duras, mas adequadas em face da desobediência à lei”. No parecer favorável ao projeto, o relator, senador Sérgio Souza (PMDB-PR), disse que “uma imposição legal deve estar acompanhada da sanção correspondente para quem a desrespeite”.

Caso não haja recurso para votação pelo plenário do Senado, a proposta seguirá diretamente para apreciação da Câmara dos Deputados. Se aprovada, deve ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff para virar lei. (das agências de notícias)

Número 0,05% dos mais de R$ 600 milhões arrecadados em multas em São Paulo foram para o trânsito.
OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee