Pages

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

MINISTRO MARCO AURÉLIO ASSUME PRESIDÊNCIA DO TSE E CRITICA POLÍTICOS QUE QUEREM BENEFÍCIOS PESSOAIS

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, novembro 20, 2013   Sem Comentários

                                
O ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio foi empossado nesta terça-feira (19/11), pela terceira vez, presidente do Tribunal Superior Eleitoral.
Ele substitui no cargo a ministra Cármen Lúcia e permanecerá no cargo até maio de 2014.


Em seu discurso na posse como novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Marco Aurélio Mello criticou, sem citar nomes, políticos que querem se eleger para utilizar os cargos para alcançar objetivos pessoais e imediatos e conclamou os eleitores a utilizar a melhor forma de protesto, em sua visão,o voto. 

Ele também criticou o que chamou de “minimalismo judicial” que, em seu entendimento, põe em risco o equilíbrio na disputa e dá lugar ao “império da esperteza e compromete a vontade real do eleitor”.

Para o novo presidente do TSE, o voto é o maior indicativo do estágio democrático experimentado por uma nação e o eleitor é insubstituível – não os candidatos. Marco Aurélio elogiou os movimentos populares que ganharam as ruas desde junho e chegou a dizer que é importante que a população saia do marasmo. No entanto, criticou abertamente os quebra-quebras:

- Descabe apoiar a bandalheira, o quebra-quebra dos encapuzados, o enfrentamento às autoridades. Mostram-se inviáveis a paralisação das atividades, o fechamento de vias públicas, o desatino, quando se tem à disposição o mais eficaz instrumento de modificação da realidade social e política, o voto.

O presidente do TSE admitiu que ainda é grande o número de candidatos que não se preocupam com a coisa pública. Prova disso, observou ele, é o elevado número de processos julgados pela Justiça Eleitoral. Para ele, o TSE está atento aos desvios.

- O canto do lucro fácil chega sem dificuldade aos ouvidos dos que creem na impunidade. Daí a importância do atuar vigilante, impedindo a falcatrua ou interrompendo-a a fim de afastar do exercício do cargo os que desonram o juramento feito no ato da posse.

Ele admitiu que os bandidos, como classificou os maus políticos, contam com a passagem do tempo, com o esquecimento e com a impunidade e declarou que poucos agiriam dessa forma se tivessem a certeza de que seriam julgados.

- Poucos ousariam tanto se tivessem certeza da dura punição que os espera. Nesse ponto, as instituições nacionais vêm mostrando força e destemor – discursou.

Marco Aurélio assumiu pela terceira vez a presidência do TSE, substituindo a ministra Cármen Lúcia. O vice-presidente será o ministro José Dias Toffoli. Vários parlamentares estiveram presentes na cerimônia, como os senadores José Sarney (PMDB-AP) e Fernado Collor de Mello (PTB-AL), primo do ministro, além do vice-presidente Michel Temer, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e os governadores do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e da Bahia, Jaques Wagner.
OGLOBO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee