Pages

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

GUINDASTE QUEBRA DURANTE COLOCAÇÃO DA ÚLTIMA PARTE DA COBERTURA DO ESTÁDIO ITAQUERÃO,DOIS OPERÁRIOS MORREM

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, novembro 27, 2013   Sem Comentários

 
A um mês do prazo dado pela Fifa para o fim da construção do estádio Itaquerão, em São Paulo, um acidente grave causou a morte de, pelo menos, dois operários, segundo o Corpo de Bombeiros. 
 
Inicialmente, a corporação havia informado que três operários tinham morrido. Um guindaste quebrou durante a colocação da última parte da cobertura do estádio do Corinthians, indicado para o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014.

O acidente aconteceu por volta de 12h. A obra já foi interditada pela Odebrecht, que ainda nesta quarta-feira vai emitir uma nota oficial. Futuro dono do estádio, o Corinthians emitiu uma nota lamentando o acidente. O clube decretou luto oficial de sete dias.

"A diretoria do Sport Club Corinthians Paulista vem a público lamentar profundamente o acidente ocorrido há pouco na Arena Corinthians. Não existem outras informações no momento".

De acordo com Aníbal Coutinho, arquiteto responsável pelo Itaquerão, o guindaste estava içando a última parte da cobertura e não quebrou, mas sim se desequilibrou por conta do peso. Nesse instante, funcionários conseguiram evacuar a área. Quando a peça caiu, atingiu um guindaste menor, chamado de apoio.

Uma das vítimas, ainda segundo o arquiteto, não conseguiu escapar pois estaria descansando na cabine desse guindaste de apoio. O outro funcionário morto, ao contrário do que inicialmente foi divulgado, não estava instalando cadeiras na arquibancada provisória. Estava utilizando um banheiro químico também atingido pelo material que desabou.

Os funcionários da obra, terceirizados, foram dispensados. No momento, apenas empregados da Odebrecht estão no estádio.

Chefe da divisão de imprensa da polícia militar, o major Lopes confirmou as duas mortes.

- As informações preliminares apuradas dão conta da ocorrência de pelo menos dois óbitos. Agora serão verificadas a segurança no local, se há risco ou não de queda iminente de alguma estrutura a mais e se a estrutura comprometeu outras estruturas - disse o major, em entrevista ao programa "Arena Sportv".

De acordo com a assessoria do Comitê Organizador Local da Copa de 2014 (COL-2014), ainda não há informações oficiais sobre os possíveis danos à estrutura do estádio.

Membro do COL, o ex-atacante Ronaldo se manifestou pelo Twitter.

- Meus sinceros sentimentos às famílias das vítimas do acidente na Arena Corinthians #luto.

Fifa lamenta mortes dos operários

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, lamentou a morte dos trabalhadores durante a construção do estádio.

- Estou profundamente triste com a trágica morte dos trabalhadores na Arena Corinthians hoje. Nossas condolências estão com as famílias - disse o dirigente, pelo Twitter.
.
secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, também comentou o acidente pelo Twitter.

- Extremamente chocado com as notícias de São Paulo. Nossos sentimentos estão com as famílias das vítimas desse acidente. Estamos aguardando mais informações das autoridades que estão investigando esse trágico acidente.

Mais tarde, a Fifa divulgou uma nota oficial afirmando que presta solidariedade às famílias dos dois trabalhadores que morreram no acidente. No comunicado, a entidade diz ainda que a segurança dos trabalhadores é uma prioridade, mas que ainda não poderia comentar o acidente, pois está buscando mais informações sobre o caso. Leia a íntegra da nota:

"A FIFA e o Comitê Organizador Local lamentam, com grande tristeza, as mortes dos trabalhadores no local da Arena do Corinthians, em São Paulo. Queremos enviar nossas sinceras condolências às famílias dos trabalhadores que morreram tragicamente hoje.

"A segurança dos trabalhadores é de alta prioritária para a FIFA, para o COL e para o Governo Federal. Sabemos que a segurança de todos os trabalhadores tem sido sempre de suma importância para todas as construtoras encarregadas da construção dos 12 estádios da Copa do Mundo da FIFA 2014. As autoridades locais irão investigar os motivos que levaram a este trágico acidente.

"Por favor, entenda que não estamos na posição de fazer comentários adicionais, já que estamos esperando por mais detalhes. Assim que a FIFA e o COL receberem mais informações, enviaremos uma atualização".

Palco da abertura do Mundial de 2014, o Itaquerão vai receber o primeiro jogo do Brasil na Copa e outros cinco jogos do torneio. Serão mais três partidas da primeira fase, um jogo de oitavas de final e uma das semifinais da Copa.

Com capacidade para 48 mil lugares (na Copa serão 68 mil com a colocação de 20 mil assentos provisórios), o estádio começou a ser construído no dia 30 de maio de 2011. A previsão inicial era de que seria entregue no mês que vem. O objetivo do Corinthians era fazer a partida de inauguração do estádio em janeiro. O estádio está orçado em R$ 820 milhões.OGLOBO


Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee