Pages

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

CONTRARIANDO EXPECTATIVAS,STF ENCERRA SESSÃO SEM FALAR DE MENSALÃO

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, novembro 15, 2013   Sem Comentários

               

Contrariando expectativas, o STF (Supremo Tribunal Federal) encerrou a sessão desta quinta-feira (14) sem decidir quando que os réus do mensalão serão presos.
Os ministros da Corte não chegaram nem a falar do esquema.

Agora, o mais provável é que os condenados não sejam presos nesta semana, pois não haverá tempo hábil para a produção e expedição dos mandados de prisão ainda nesta quinta. A jurisprudência para o cumprimento de mandados de prisão evita a detenção em feriados, fins de semana e fora do horário de expediente. Prisões nestes dias ou fora do período compreendido entre 6h e 18h só acontecem em casos excepcionais.

O presidente do STF está fazendo uma análise detalhada dos recursos para redigir a lista de presos. A relação deverá ser referendada pelos demais ministros para que Barbosa comece a emitir as ordens de prisão.

A instituição que determinará onde os réus cumprirão pena --a Vara de Execução Penal da Justiça do DF-- tem que receber ordens de Barbosa.

Na quarta-feira (13), a Corte decidiu que os condenados devem cumprir imediatamente as penas dos crimes para os quais não cabe recurso. Entre os réus que já têm condenações definitivas estão o ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro Delúbio Soares e o operador do esquema, Marcos Valério.

O mensalão foi revelado pela Folha em 2005, e seu julgamento foi o mais longo da história do STF. Dos 25 condenados, 11 vão para a prisão (em regime fechado ou semiaberto), 5 cumprirão punição alternativa ou em regime aberto e 9 não serão presos agora. Dirceu e outros nove réus ainda terão direito, no ano que vem, a um novo julgamento para reexaminar alguns de seus crimes, nos casos em que tiveram ao menos quatro votos a favor no plenário do Supremo.FOLHADESÃOPAULO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee