Pages

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

DILMA BUSCA COMBINAR TÉCNICOS E POLÍTICOS EM REDESENHO DA REFORMA MINISTERIAL

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, outubro 25, 2013   Sem Comentários

Presidente tenta concluir remontagem do primeiro escalão do governo até dezembro para entrar no ano eleitoral com novo desenho da EsplanadaA presidente Dilma Rousseff quer fechar o ano tendo resolvido a nova composição de seu ministério, já que muitos titulares das pastas governamentais sairão para se lançarem nas disputas eleitorais.

 A ideia é já começar 2014 com os novos ministros. Isso porque o governo tem consciência de que o ano será mais curto, não só porque haverá as eleições de outubro, mas também em função da Copa do Mundo de 2014.

Por enquanto, Dilma está redesenhando a reforma ministerial – a presidente chegou a estudar várias trocas no meio do ano, mas desistiu após avaliar que conseguiu acalmar a crise que havia se instalado na época entre o Planalto e a base aliada no Congresso.

A expectativa agora é de que os substitutos sejam anunciados antes dos festejos de fim de ano, ainda na primeira quinzena de dezembro. Mesmo assim, alguns setores do governo apontam para a possibilidade de as discussões se estenderem até janeiro.

Na escolha dos novos ministros, a presidente pretende combinar quadros capazes de dar um reforço à articulação política com nomes de perfil mais técnico, que tenham apresentado um bom desempenho no governo nos últimos meses.

Casa Civil

Nesse contexto, nomes como o do petista Carlos Gabas, atual secretário-executivo do Ministério da Previdência, ganharam força. Ele é cotado para assumir a Casa Civil, já que a ministra Gleisi Hoffmann sairá para disputar o governo no Paraná.

Ao longo deste ano, Dilma chegou a cogitar outras opções para a Casa Civil. A transferência do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para a pasta era a corrente mais forte no primeiro semestre, mas seu perfil mais espalhafatoso, assumindo de fato em alguns momentos a articulação do governo com o Congresso, teria feito Dilma se afastar da ideia. Alguns petistas ainda consideram, no entanto, que Mercadante continua no páreo.
Saúde

Outro perfil técnico que a presidente tem considerado é o do secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Mozart Sales, que poderá substituir o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que deixará o Ministério da Saúde para disputar o governo de São Paulo.

Mozart Sales é o coordenador no Ministério da Saúde do programa Mais Médicos, que será o principal cartão de visita, tanto na campanha de Padilha, quanto na campanha de Dilma à reeleição, já que na área da Saúde, é o único item que apresenta resultado positivo para a imagem do governo.

Mais saídas


Também devem deixar as pastas para se lançarem na disputa por governos estaduais os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, nome do PT para disputar o governo de Minas Gerais.

 Especula-se também a possibilidade de uma saída de Edison Lobão, para disputar o governo do Maranhão, embora o PMDB da governadora Roseana Sarney busque na própria administração estadual outras alternativas para a corrida. Há também a previsão de saída do ministro da Pesca, Marcelo Crivella, que quer disputar o governo do Rio de Janeiro.

Já a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, tem demonstrado que quer disputar as eleições. Antes disso, entretanto, a ministra trabalha para vencer a disputa interna do PT pelo comando do partido em Santa Catariana.

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, deve se lançara candidato a uma vaga no Senado pelo PMDB do Maranhão. Já a ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, estuda uma candidatura a deputada federal pelo Rio Grande do Sul.
IG

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee