Pages

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

POLÍTICOS CEARENSES ACERTAM OS DETALHES PARA 2014

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, setembro 16, 2013   Sem Comentários

                        

Faltando menos de vinte dias para o prazo final de filiações partidárias, diversos políticos com mandatos nas casas legislativas e também no Poder Executivo já se preparam para ingressar em novas legendas.
O dia 30 deste mês foi definido para a filiação aos novos partidos, que ainda estão se formando no Brasil, dos políticos interessados em formar ao lado do Governo.

Nesta semana, ficam encerrados entendimentos entre a direção nacional do PRB e a assessoria política do governador Cid Gomes, sobre a permanência ou não da sigla no arco de aliança do Governo. Se ficar, o deputado Manoel Duca e os suplentes Ana Paula Cruz e Mailson Cruz permanecerão na sigla, bem como todos os prefeitos que foram eleitos no ano passado.

Se o PRB cearense decidir ficar na oposição, sairão os deputados, prefeitos e vereadores para um dos novos partidos: PROS (Partido Republicano da Ordem Social) e Solidariedade. Os próprios interessados na mudança decidirão a qual deles se filiarão. O Governo não quer assumir o compromisso com a eleição de nenhum dos que mudarem de filiação partidária para participarem do arco de aliança.

O prazo para aqueles que queiram deixar ou ingressar em um dos grêmios registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é 5 de outubro próximo, data que antecede em um ano as eleições de 2014, quando serão eleitos presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. Isso porque, de acordo com a Lei das Eleições, os pretensos candidatos devem cumprir determinadas obrigações para concorrer ao pleito do próximo ano, como a filiação partidária e domicílio eleitoral com um ano ao menos de antecedência.

Nos bastidores da Assembleia Legislativa, por exemplo, já é certo a saída de alguns parlamentares de suas agremiações. Na semana passada, inclusive, o deputado Osmar Baquit (PSD) fez convite a alguns de seus colegas, como Ana Paula Cruz (PRB), Mailson Cruz (PRB), Silvana Oliveira (PMDB) e Carlomano Marques (PMDB), em uma clara tentativa de aumentar o número de membros de sua legenda.

Na Legislatura passada, conforme noticiou o Diário do Nordeste no início de 2010, dez deputados estaduais deixaram seus partidos para ingressarem em outros. Foram eles: Edson Silva, que deixou o DEM para se filiar ao PSB; Adahil Barreto, do PSDB para o PR; Ronaldo Martins, do PMDB para PRB; Vasques Landim, que era do PSDB e foi para o PR; Ana Paula Cruz, que deixou o PMDB para aderir ao PRB; Washington Goes, do PAN para o PRB; Roberto Cláudio, do PHS para o PSB; Stanley Leão, do PSDC para o PTC; Guaracy Aguiar, do PMDB para o PRB; e Wanderley Pedrosa que, foi para o PTB.

Para o cientista político Uriban Xavier, do Departamento de Ciências Sociais, da Universidade Federal do Ceará, a saída exagerada de pretensos candidatos de seus partidos, visando apenas os interesses deles reflete a não existência de finalidade.
Miguel Martins/DN

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee