Pages

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

NA VOLTA À ASSEMBLEIA MAURO FILHO É CHAMADO DE "GOVERNADOR"

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, setembro 11, 2013   Sem Comentários


Três dos quatro deputados que foram exonerados de seus cargos no Governo do Estado e voltaram a assumir a titularidade na Assembleia estiveram presentes, ontem, no plenário da Casa para se apresentar durante sessão ordinária. 

No entanto, devido à morte do ex-deputado Francisco Assis Arruda Furtado, as atividades tiveram de ser canceladas, como é costume no Legislativo cearense.

Havia grande expectativa quanto ao retorno dos ex-secretários Camilo Santana (PT), Professor Pinheiro (PT), Mauro Filho (PSB) e Gony Arruda (PSD), mas a volta foi frustrada. Os pronunciamentos desses parlamentares deverão ficar para as próximas sessões. Santana foi o único ex-secretário que não compareceu aos trabalhos de ontem, pois estava em Brasília, tratando de assuntos da pasta de Cidades junto com o novo gestor da Secretaria, Carlo Ferrentini.

Apesar do cancelamento da sessão, os deputados foram assediados pela imprensa, que esperava ouvir os primeiros pronunciamentos. Mauro Filho e Gony Arruda foram os mais solicitados pelos jornalistas. 

O primeiro, como noticiou o Diário do Nordeste no domingo passado, por ser o principal nome do PSB à sucessão do Governo do Estado, e o segundo por supostas irregularidades em convênios da Secretaria dos Esportes.

Logo que chegou no plenário, Mauro Filho cumprimentou todos os jornalistas. Ao ser chamado de "governador" por um colega, respondeu que Leônidas Cristino (Ministro dos Portos) também estava na disputa, mas ressaltou que "não passa desse quadro". Questionado sobre o episódio, Mauro Filho ressaltou que "o PSB tem outro nome" e, primeiramente, quer ter tempo para conversar política com todos os segmentos da sociedade. Somente depois, acrescenta, deverá discutir o nome do PSB à sucessão de Cid Gomes.

Contraproducente

"É muito contraproducente discutir política em um Governo que tem muito a fazer. Isso só vai acontecer em maio de 2014. A preocupação maior é manter a coligação e o programa a ser construído. Temos que pensar na consolidação. Quero é contribuir para que Cid Gomes saia como o melhor Governo da história do Ceará e não só por retórica política", afirmou o pessebista.

O parlamentar, pelo modo como se portou ontem, terá um comportamento semelhante ao de líder do Governo, levando quinzenalmente um tema para ser discutido na Casa. A proposta é exaltar o Governo Cid nas principais áreas, como Saúde, Educação, Segurança e Finanças. Isso já foi acertado com o presidente da Mesa Diretora, José Albuquerque (PSB). Na próxima semana, ele levará à tribuna do plenário os feitos do Governo Cid desde 2007.

Por diversas vezes, Mauro Filho respondeu a questionamentos da imprensa sobre a sucessão no Governo em 2014, mas se esquivou das perguntas. "O Governo precisa estar focado nas obras, e precisamos preservar essa aliança política em volta do governador Cid", alega.

Já Gony Arruda disse que, com o cargo de secretário, afastou-se das bases no Interior e retomará esse contato. Ele salientou que, agora, com o uso da tribuna, vai poder responder a "algumas injustiças" que foram feitas a seus líderes nos municípios do Estado. "No momento oportuno, vamos, evidentemente, se acontecer de novo, vamos dar a rebatida devida", afirmou.

Denúncias

Sobre denúncias de irregularidades na Secretaria dos Esportes, envolvendo convênios com entidades, Gony Arruda, visivelmente alterado, disse que não há infrações, pois, ao perceber "problemas" nas instituições, imediatamente cancelou os contratos e não repassou recursos às instituições. 

"Quem diz ao TCM que as entidades estão inadimplentes e com problemas é a Secretaria. Estou absolutamente tranquilo e aberto a esclarecimentos. Eu fui o secretário que mais encaminhou Tomadas de Contas ao Tribuna de Contas", ressaltou.

Em relação à antecipação das exonerações feitas por Cid Gomes, os ex-secretários foram unânimes em dizer que houve, sim, uma conversa antecipada com o chefe do Executivo para explicar os motivos das demissões. 

"Teve reunião antecipada, conversamos longamente sobre isso. Ele (Cid) chamou todos para conversar, e todos foram consultados. Ele pediu que todos aqueles que quisessem a reeleição que pedissem o afastamento", disse Francisco Pinheiro.

Na Casa, Mauro Filho pretende integrar a comissão de Finanças, e Pinheiro quer levar temas das áreas de educação e cultura ao plenário. Gony Arruda deve manter a discussão sobre os esportes nos pronunciamentos.DN

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee