Pages

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A MOSTRA CULTURAL DE IPU; A VALORIZAÇÃO DO ARTISTA IPUENSE

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, agosto 23, 2013   Sem Comentários

                       

A Praça de Iracema foi palco nesta noite de quarta-feira (21) da abertura da 1ª Mostra Cultural de Ipu- Artesanato, Música & Arte. O evento se prolonga nos dias 22 e 23 de agosto e faz parte das comemorações alusivas aos 173 anos de emancipação política de Ipu. 

A Mostra visa fomentar a vida cultural da cidade de Ipu, tendo em vista que o município tem diversos potenciais artísticos, porém com dificuldade de divulgação de seus trabalhos. 

O Prefeito Municipal Sérgio Rufino fez uso da palavra e declarou oficialmente aberta a 1ª Mostra Cultural de Ipu - Artesanato, Música & Arte, presentes ainda ao evento - a 1ª Dama Ana Rufino; a Secretária Executiva de Cultura- Sônia Maria Pontes Sousa; representando a parceria firmada com o SEBRAE, o Articulador Regional - Francisco das Chagas T. Magalhães, vereadores, demais secretários municipais e um grande público que presenciava com deslumbramento a beleza, a arte e a magia do local. 

Os stands acolheram as artes expressas em variadas formas; havia exposição do artesanato, feito do barro e se destacando bastante com produções da ADADA - Associação das Artesãs da Alegria e da Mestra da Cultura Dona Branca, dentre outros artesãos. 

Outro importante item do nosso artesanato são as esculturas, feitas em madeira, representando tipos da região, muitos com temática religiosa, etc. O artesanato, sem dúvida, é uma das mais ricas expressões culturais de um povo. Produzido com matérias primas locais manifesta a criatividade e a identidade cultural de sua gente. 

Os expositores destacaram também o crochê, bordados, material reciclado em papel, produção artesanal em palha, cordas, artes plásticas, etc. O Ipu também é terra de muitos escritores e poetas importantes. 

A literatura estava à mostra, pois sempre foi caracterizada por florescer para cantar as belezas naturais da Terra de Iracema. Ademais, também houve a oportunidade de apreciação do gosto inconfundível da gastronomia ipuense. 

Concomitante as visitações nos stands, com destaque inclusive para os reservados a Secretaria de Cultura, ao SEBRAE, ao Sistema de Ouvidoria, a Secretaria de Saúde, o público se deleitava com a música manifestada em estilos variados. Logo no início da I Mostra Cultural de Ipu- Artesanato, Música & Arte apresentou-se a Banda de Música Municipal Maestro Lázaro Freire, que tem expressividade na região e porque não dizer no estado. 

Em seguida, apresentou-se o Grupo de Chorinho com seu ritmo alegre e agitado, consistindo num gênero de música popular e instrumental brasileiro. O grupo “Choro Feliz”, fez uma brilhante apresentação. O grupo de Chorinho reúne 5 instrumentistas; Carlinhos Sampaio, Ivanildo Neves, Mendonça, Marcílio Lima e Alan. 

Em um momento voltado para a música instrumental, o público ouviu o sax melodioso de Thiago Marinho- talento, imaginação, criatividade, música- divina arte! Concluindo a programação da noite, houve a apresentação da banda “Toxemia” existente há 10 anos com 05 componentes; Alan (guitarrista); Thiago (vocalista); Rafael (baterista); Maikel (baixista); representando a nova geração de talentos, tocando do pop-rock ao punk. Muita agitação, alegria total para todos. 

Assim, acontece com brilhantismo a I Mostra Cultural de Ipu- Artesanato, Música & Arte, visando dar oportunidade ao artista ipuense em divulgar, promover e gerar renda com o seu trabalho, ao mesmo tempo em que a população de um modo geral, também tem a oportunidade de apreciar, cultivar e comprar o que está sendo mostrado. 

A pedido do SEBRAE ficaram disponíveis três stands para expositores das cidades de Hidrolândia, Ubajara e Tianguá. Portanto, saberes diferentes podendo ser compartilhados através de trocas culturais. 

Por fim, o segundo dia da Mostra, quinta feria, 22 de agosto, gera uma grande expectativa por parte do grande público que ficou deslumbrado com tudo o que foi visto e apresentado com muito sucesso!secretaria de cultura

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee