Pages

quinta-feira, 4 de julho de 2013

PREFEITURAS DISPONIBILIZAM REDE WI-FI EM APENAS 33 MUNICÍPIOS DO CEARÁ

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, julho 04, 2013   Sem Comentários

SEM FIO


Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (3), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que apenas 33 municípios do Ceará têm sistema de internet Wi-Fi – conexão sem fio – disponibilizados pela prefeitura local.


Desse total, 32 possuem a rede gratuita, entretanto a Prefeitura de Hidrolândia cobra pelo serviço. Além disso, apenas o município de São Gonçalo do Amarante tem a rede Wi-Fi abrangendo toda a área local. 

Segundo Ronaldo Duarte, diretor de serviços de Energy Telecom, o estado do Ceará ainda está atrasado e tem um caminho longo para percorrer, quando se fala da conexão. Para ele, esse quadro é causado principalmente pela falta de projetos e investimento.

Duarte também explicou que é necessário um grande investimento, pois o sistema é complexo e caro. “São Paulo está colocando [Wi-Fi] em 120 pontos, praças e locais públicos, e girou em torno de R$ 4, 5 milhões, por exemplo”, disse.

Além disso, ele ressaltou que são necessários equipamentos específicos para a instalação da rede. “Vamos supor que Fortaleza queira instalar na Avenida Beira Mar. Vai haver distribuição de equipamentos em locais altos para poder ter o acesso”.

Análise

Segundo Duarte, as cidades disponibilizam internet em locais públicos principalmente para provocar a inclusão digital. “Isso causa uma democratização do acesso à internet. A população passa a ter acesso a serviços online de todo tipo: governamentais, pagamento de contas, compras online, relacionamento nas redes sociais, pesquisas escolares e atualização de conhecimento, entretenimento e jogos”, completou.

Porém, o diretor ressaltou que há riscos no acesso à rede pública. “Há uma série de ameaças, como os vírus ou alguém invadir seus dispositivos”. Para ele, é necessário investir em conscientização da população para esses problemas.

A redes públicas são mais vulneráveis para hackers, por isso a prefeitura junto a empresa precisam ver ações se segurança e tecnologia para impedir invasões, segundo Duarte. “Tem o outro lado também. O usuário deve tomar alguns cuidados que vão protegê-lo: não abrir e-mail de estranhos; navegando em rede social, não clicar em links de pessoas suspeitas. Tem que saber que esse tipo de ameaça existe”, considerou.
TRIBUNA DO CEARÁ

ARTE: Tiago Leite
                                                                           ARTE: Tiago Leite

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee