Pages

terça-feira, 30 de julho de 2013

ITAMARATY REBATE CRÍTICAS DE JOAQUIM BARBOSA

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, julho 30, 2013   Sem Comentários



 

O ministro afirmou que "o Itamaraty é uma das instituições mais discriminatórias do Brasil" --Barbosa fez concurso para a carreira diplomática, mas não foi aprovado. Ele foi reprovado na entrevista, após passar na prova escrita
 
 
 
 
O Ministério das Relações Exteriores criticou declarações feitas pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, sobre a pasta. Em entrevista ao jornal “O Globo”, publicada no domingo, o ministro afirmou que “o Itamaraty é uma das instituições mais discriminatórias do Brasil” --Barbosa fez concurso para a carreira diplomática, mas não foi aprovado. 
 
 
“Passei nas provas escritas, fui eliminado numa entrevista, algo que existia para eliminar indesejados. Sim, fui discriminado, mas me prestaram um favor. Todos os diplomatas gostariam de estar na posição que eu estou”, disse.


Porta-voz do Itamaraty, o embaixador Tovar Nunes afirmou que o MRE (Ministério das Relações Exteriores) respeita “a opinião pessoal [do presidente do STF], mas gostaríamos que ele se atualizasse.” “Esse julgamento à luz do que existe hoje não existe: houve uma evolução muito grande sobre isso”, disse o diplomata, citando a concessão de bolsas de estudo para afrodescendentes, criada em 2002, e a reserva de vagas no concurso do Rio Branco, que passou a valer em 2011. 
 
“A gente acha um pouco injusto fechar os olhos sobre essas questões, [que são] recentes, mas queremos continuar avançando”, completou. Nunes destacou que há um “empenho pessoal” do ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) em combater “qualquer tipo de discriminação”.


Polêmicas

Barbosa citou ainda na entrevista o termo “bolsões de intolerância”, dando como exemplo “investidas” da Folha de S.Paulo, como a reportagem que, no domingo retrasado, mostrou que o ministro adquiriu apartamento em Miami (EUA) por meio de uma empresa que tem por sede o apartamento da União que Barbosa ocupa em Brasília. 
 
A compra de imóvel no exterior por meio de empresa resulta em benefícios fiscais. O ministro disse que a reportagem foi “invasão brutal” da sua privacidade e que “o jornal se achou no direito de expor a compra de imóvel modesto nos EUA”. Ouvida por “O Globo”, a Folha afirmou em nota que “Barbosa ainda não está acostumado ao cargo, que o expõe ao escrutínio público e reduz sua privacidade”. (Das agências)

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee