Pages

sábado, 22 de junho de 2013

MÍDIA INTERNACIONAL DESTACA MOBILIZAÇÃO DE BRASILEIROS

Por .   Postado  sábado, junho 22, 2013   Sem Comentários



Os protestos que levaram mais de 1 milhão de pessoas às ruas de dezenas cidades brasileiras foram tratados com destaque pelos principais veículos de informação estrangeiros.



Principais sites de jornais e versões em impresso de todo o mundo destacaram os diferentes protestos que levaram
mais de 1 milhão de pessoas às ruas de várias cidades brasileiras, na última quinta-feira

Em sua página na internet, a rede pública britânica BBC destacou o reforço da segurança e a ação da Polícia no Rio de Janeiro, Brasília e em outras capitais. Ao falar sobre Rio de Janeiro e Brasília, a BBC apontou que os agentes de segurança usaram gás lacrimogêneo e balas de borracha contra os manifestantes. Por outro lado, a rede britânica também destacou que muitos prédios públicos na capital do País, inclusive o Itamaraty, foram alvo de violência.

Outro veículo de comunicação britânico, "The Guardian", também enfatizou os conflitos no Rio de Janeiro. Com o título, "Protestos no Brasil: polícia dispersa multidões no Rio", o texto publicado no site do jornal disse que uma minoria de manifestantes jogou pedras contra a Polícia, que respondeu com gás e balas de borracha em meio a viadutos "onde motoristas e passageiros de ônibus estavam presos no trânsito".

O periódico espanhol "El País" enfatizou a vitória dos manifestantes em São Paulo e Rio, onde os governos locais voltaram atrás no reajuste das tarifas do transporte público.

Já o "Le Monde", da França, e o "Clarín", da Argentina, destacaram a morte de um manifestante em Ribeirão Preto. Segundo a publicação francesa, o movimento de protestos "foi ofuscado pela morte de um manifestante, atropelado por um carro".

O "Le Monde" disse também que a grande novidade desta quinta-feira foi que alguns sindicatos, partidos políticos e a sociedade civil demonstraram a sua intenção de participar das manifestações com seus cartazes e bandeiras, mas que os manifestantes rejeitam desde o início do movimento qualquer rótulo".

Exigências

A emissora pan-árabe de televisão "Al Jazeera" afirmou que a presença dos manifestantes nas ruas denuncia a precariedade dos serviços públicos e a corrupção. Já o canal de televisão norte-americano CNN noticia a entrega, pelos manifestantes, de uma lista com uma ampla variedade de exigências ao governo federal.

Reportagem da versão online do jornal britânico "Financial Times" sobre os protestos no Brasil diz que a onda de descontentamento popular pode ser uma "séria ameaça" à presidente Dilma Rousseff nas eleições de 2014.

Em um editorial ontem com o título "O despertar social no Brasil", o jornal "The New York Times (NYT)" diz que a maioria silenciosa da população do Brasil parece estar encontrando sua voz política. E, nesse cenário, a presidente Dilma Rousseff terá que endereçar novas demandas com substância e entendimento.

Agressões contra jornalistas no País


A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) afirmou ontem que aproximadamente vinte jornalistas foram agredidos pela Polícia ou manifestantes durante a onda de protestos que vem ocorrendo em diversas cidades do País. A RSF disse que a crítica aos meios de comunicação e sua cobertura não autoriza em absoluto as expressões de ódio contra os informadores e ainda menos as agressões físicas, e alertou que os episódios de violência registrados são "transbordamentos perigosos para o exercício das liberdades públicas".


O jornalista Caco Barcellos, da Rede Globo, foi um dos jornalistas atacados por manifestantes na cidade de São Paulo
Segundo a entidade, a maior parte das agressões sofridas por jornalistas presentes nas manifestações "são atribuíveis à Polícia Militar", mas "alguns manifestantes" também demonstraram hostilidade ao questionar "o modelo midiático dominante", disse a organização defensora da liberdade de imprensa.

Em São Paulo, Caco Barcellos, da Rede Globo, foi agredido por manifestantes. Um grupo de radicais destruiu veículos da TV Record e do SBT. Rita Lisauskas, da TV Bandeirantes, foi atingida no rosto por vinagre arremessado por manifestantes. O Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) também publicou uma nota em seu site sobre a violência contra jornalistas durante os atos: 25 profissionais relataram terem sido atacados ou detidos nas manifestações.
DN 

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee