Pages

terça-feira, 21 de maio de 2013

TORTURA DA DITADURA É ANTERIOR Á LUTA ARMADA

Por .   Postado  terça-feira, maio 21, 2013   Sem Comentários

                         shutterstock_75441454.jpg
Parte da pesquisa - ainda parcial - sobre torturas na Comissão Nacional da Verdade (CNV) aponta a prática como instrumento de interrogatórios desde o primeiro ano do regime militar. 

A pesquisadora Heloísa Starling, que assessora o grupo, refuta a tese de que as torturas se iniciaram após o Ato Institucional 5, que endureceu o regime e a repressão, em 1968. 

"A tortura está na origem da ditadura, antes da luta armada", afirmou a pesquisadora.

Segundo o levantamento da pesquisadora, ainda em fase de elaboração, a maior parte das torturas ocorria em quartéis das três Forças Armadas. Apesar de registros, os centros policiais eram palcos menos recorrentes.

O Estado com maior concentração de centros de torturas na década de 1960 era o Rio de Janeiro. A pesquisa identificou outros centros na Bahia, em Goiás, em Minas Gerais, em Pernambuco, no Rio Grande do Sul e em São Paulo.

Em relação a dados quantitativos, o ano do golpe militar de 1964 começa com um volume maior de torturados (148), seguido de uma redução - que revela uma continuidade na prática - e registra uma alta exponencial em 1969 (1.027).

A Comissão Nacional da Verdade identificou nove tipos de tortura recorrentes nos quartéis durante o período da ditadura militar (1964-1985), dentre elas o pau de arara (barra de ferro atravessada entre os punhos amarrados e a dobra dos joelhos, pelos quais o torturado é suspenso de cabeça para baixo), choques elétricos e o telefone (golpes simultâneos na região das orelhas, de modo a afetar os tímpanos do torturado).
istoé

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee