Pages

terça-feira, 21 de maio de 2013

MINISTRO DA JUSTIÇA AFIRMA QUE BOATOS SOBRE O BOLSA FAMÍLIA FORAM "ORQUESTRADO"

Por .   Postado  terça-feira, maio 21, 2013   Sem Comentários

Tumulto na agência da Rua Doutor Nilo Peçanha, domingo, em São Gonçalo Foto: Fabio Rossi / Agência O Globo

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta terça-feira que a velocidade com que os boatos sobre o fim do Bolsa Família se espalharam levanta a suspeita de que a ação possa ter sido “orquestrada”. 



A falsa notícia provocou uma corrida às agências bancárias da Caixa Econômica Federal e lotéricas e tumulto em 12 estados.

Isso chama a atenção porque tivemos a eclosão dos boatos em vários pontos diferentes do território nacional e com uma velocidade espantosa. Não podemos afastar a hipótese de ter havido orquestração desses boatos sabe-se lá por que razão. 

Evidentemente houve uma ação de muita sintonia e isso nos leva a cogitar essa hipótese — disse ao acrescentar que haverá rigor nas punições, embora ainda não seja possível identificar quais delitos foram cometidos.

Quanto à possibilidade de motivação política para a divulgação dos boatos, Cardozo disse que ainda é cedo para qualquer posicionamento.

— Seria leviano da minha parte, como ministro da Justiça, falar sobre isso enquanto a apuração não for concluída.

Segundo ele, a PF está investigando o caso com “absoluta prioridade”. “Ações como essas mostram um profundo descompromisso com o interesse público e com o país.”

Mais cedo, no programa Bom Dia, Ministro, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, anunciou que o governo federal vai passar a fazer um monitoramento “mais fino” dos saques feitos por beneficiários do programa Bolsa Família durante os finais de semana. 

Segundo a ministra, a medida vai se somar a outros mecanismos de controle do pagamento dos benefícios. A finalidade é permitir uma resposta mais rápida a problemas como os tumultos do último fim de semana.

— Estamos avaliando como termos um monitoramento mais fino do o que acontece em termos de movimentação durante o fim de semana para podermos detectar esse tipo de situação mais rapidamente — disse a ministra no programa Bom Dia, Ministro.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, houve 900 mil saques do pagamento do Bolsa Família, durante o último fim de semana. Ao todo, R$ 152 milhões foram retirados pelos beneficiários, volume bem maior do que o normal.

Desde segunda-feira, o governo discute formas mais rápidas de entrar em contato com os beneficiários do programa, por exemplo, com o envio de mensagens por telefones celulares.

— Hoje já temos condições de acompanhar qualquer coisa que aconteça no Bolsa Família, em qualquer lugar do país. Infelizmente, como nunca tínhamos tido esse tipo de situação e como a boataria se espalhou durante o fim de semana, infelizmente não pudemos dar esse apoio à população.

Durante a entrevista, a ministra reforçou que o governo federal jamais cogitou extinguir o programa de transferência de renda que beneficia 13,8 milhões de famílias e que, este ano, quando completa dez anos, conta com um orçamento de R$ 24 bilhões. Tereza Campello também pediu que as famílias mantenham atualizados seus cadastros, informando inclusive o número de telefones de contato.

Em razão do grande movimento nas agências e do tumulto decorrente do boato, a Caixa chegou a antecipar o recebimento da parcela de maio, que hoje voltou a seguir o calendário normal de pagamentos. O calendário está disponível no site www.caixa.gov.br e pode ser consultado pelo telefone 0800 726 0101.O GLOBO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee