Pages

domingo, 14 de abril de 2013

ELEIÇÕES 2014;O VALE-TUDO QUE AMEAÇA A DEMOCRACIA

Por .   Postado  domingo, abril 14, 2013   Sem Comentários


                                

No submundo político, ronda todo tipo de informação a respeito de adversários e suas estratégias. À margem dos meios legais das disputas de poder e dos processos eleitorais, que constroem o Estado Democrático de Direito, estão as informações pessoais, íntimas e empresariais, em dossiês que podem comprometer a imagem dos envolvidos e até o resultado das urnas.
 
O araponga é um profissional muito bem equipado - e igualmente pago - para colher de forma lícita ou ilícita informações preciosas, que viram trunfos nas mãos de quem contrata. Tudo com o anonimato do contratante garantido.

Nas duas últimas semanas, o Ceará assiste a escândalo envolvendo denúncia de espionagem pelo próprio governador do Estado Cid Gomes (PSB) contra seu inimigo político, o ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR).

O autor da denúncia, o deputado federal Eudes Xavier (PT) leu, na tribuna da Câmara Federal, no último dia 4, trechos de supostos emails trocados pelo governador com o irmão Ciro Gomes (PSB), com o chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho, e o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Bezerra. Xavier afirmou não saber a procedência dos emails, mas defendeu que o teor deles seja investigado.

O governador, por sua vez, foi à Assembleia Legislativa do Estado Ceará no dia seguinte para negar a espionagem contra o opositor, mas denunciou que teve, sim, emails vasculhados. Apesar de ter dito que as mensagens divulgadas foram manipuladas.

O caso já é investigado pela Polícia Civil do Ceará, repercute no Congresso Nacional e tem possibilidade de virar Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa. Mas, independentemente dos desdobramentos do episódio, o que se observa é que a espionagem ganhou novos terrenos com o avanço tecnológico.
 
Métodos
Perseguições discretas com fotos, gravações com câmeras escondidas, grampos telefônicos (e aqui estamos nos referindo às escutas sem autorização judicial) já não são novidades para a espionagem no mundo empresarial, político e jurídico.

Se assuntos mais delicados já eram tratados com mais cautela e evitados por telefone, fixo ou celular, agora, na Internet, as informações produzidas ou contatos pessoais e políticos, acordos e negociações também estão vulneráveis. Um bom hacker é capaz não apenas de vasculhar mensagens eletrônicas, como também invadir máquinas e obter documentos salvos.

A espionagem não é prática exclusiva de políticos brasileiros, nem é generalizada. Mas não raro o uso de meios ilegais para se obter informação marca presença no noticiário político. A sensação de insegurança atinge figuras públicas e o cidadão comum.

Parlamentares, cientistas políticos e outros especialistas discutem nesta edição esta distorção na democracia, onde a parte interessada se mostra muito mais preocupada em denegrir a imagem do oponente do que mesmo em se apresentar à população, com propostas para a cidade, Estado ou País. Nas páginas a seguir, O POVO discute este modo de fazer política e os prejuízos para a democracia. Vale tudo para enfrentar adversários?O POVO

                                                              

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee