Pages

quarta-feira, 13 de março de 2013

UM PAPA ARGENTINO

Por .   Postado  quarta-feira, março 13, 2013   Sem Comentários


Jorge Mario Bergoglio celebra missa em homenagem a João Paulo II em Buenos Aires, em 2005
Foto: Natacha Pisarenko / AP

Após dois dias e cinco reuniões, uma mais que na eleição de Bento XVI, os 115 cardeais eleitores elegeram o argentino Jorge María Bergoglio, de 76 anos, para assumir o Trono de Pedro. 

A escolha surpreendeu os analistas, já que o cardeal de Buenos Aires não constava em nenhuma das listas de papáveis. É o primeiro Papa latino-americano e o primeiro jesuíta a ser Pontífice. Ele adotou o nome de Francisco I.

Poucos minutos depois do anúncio, o símbolo do Vaticano para o período de Sé Vacante foi retirado do site oficial da Santa Sé e substituído pela inscrição “Habemus Papam”. 

O teólogo brasileiro Leonardo Boff declarou à agência Ansa, que ficou “surpreso com a rápida” eleição do novo Papa.
- A verdade é que estou surpreso, eu não posso dizer nada sobre o novo Papa, é preciso esperar, mas a escolha foi rápida, tão rápida, que é surpreendente. 

Só gostaria que o Papa eleito seja um Francisco I, um Papa de sandálias para caminhar - disse Boff em uma entrevista telefônica, pouco antes do anúncio do novo escolhido pelo novo Pontífice.

Às 15h06 do horário de Brasília (19h06, horário do Vaticano), a fumaça branca que simboliza que simboliza a eleição do novo Papa foi expelida da chaminé da Capela Sistina. 

Os sinos da basílica de São Pedro confirmaram que o novo Pontífice aceitou a missão de comandar a Santa Sé. Poucos instantes depois, os sinos da Catedral de Milão, de São Francisco em Assis e de Florença também começaram a tocar.

Jean-Louis Tauran, o cardeal protodiácono, foi o responsável por anunciar o nome do novo Papa. Antes de ser apresentado, ele recebeu as vestes de Papa e rezou com os cardeais eleitores

A imagem da fumaça branca levou ao delírio os milhares de pessoas que enfrentavam a chuva fina e um temperatura de 9 graus na Praça de São Pedro. Além do mau tempo, muitos fiéis deixaram de ir até a praça devido à expectativa de que a escolha aconteceria apenas na quinta-feira. 

O jornal italiano “La Stampa” publicara em sua manchete de quarta “Um novo Papa amanhã”. Pela manhã já haviam sido feitas duas votações sem que nenhum cardeal conseguisse os 77 votos mínimos para ser escolhido

Uma explosão de gritos da multidão de fiéis presentes na Praça de São Pedro saudou a fumaça branca. “Viva o Papa, viva o Papa”, é o grito que vinha da praça.

“Eu não esperava assistir esta noite a uma coisa tão bonita”, contou um jovem, quase em lágrimas. "Nós viemos aqui, viemos aqui para ver o novo Papa", gritaram outros fieis.
O nome escolhido pelo pontífice já será um indício da tendência que ele seguirá em seu pontificado.

 Normalmente, o critério é homenagear apóstolos, santos ou Papas anteriores com os quais o eleito se identifica, e cujas características pretende invocar no Vaticano. Nomes como João, Bento, Gregório, Clemente e Leão são os mais populares.

Pela manhã, para frustração das centenas de pessoas que aguardavam na Praça de São Pedro, a fumaça preta saiu da chaminé da Capela Sistina às 11h30m (7h30m no Brasil), indicando que o pontífice ainda não havia sido escolhido. 

Caso um dos 115 cardeais do conclave tivesse conseguido o mínimo de 77 votos, a fumaça branca teria surgido. No início da tarde, o pouso de uma gaivota sobre a chaminé da Capela Sistina fez com que muitos se confundissem e achassem que era a fumaça branca.

Os trabalhos do conclave foram interrompidos para o almoço ao meio-dia (8h no Brasil) e retomados às 15h (11h no Brasil). De acordo com o porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi, o Papa Emérito Bento XVI está acompanhando o conclave pela TV, em Castelgandolfo. Lombardi disse que a falta de um resultado pela manhã não indicava que os cardeais estivessem divididos e afirmou que isso já era esperado.

No início da manhã, os 115 cardeais assistiram a uma missa na Capela Paulina, no Palácio Apostólico do Vaticano. De lá, seguiram para a Capela Sistina, onde retomara a tarefa de eleger um Pontífice capaz de encarar a série de escândalos e as disputas internas que afligem a Igreja.

Desde as primeira horas do dia, peregrinos e turistas chegavam à Praça de São Pedro, no Vaticano, a despeito do mau tempo, na esperança de testemunhar o surgimento da fumaça branca na chaminé da Capela Sistina.

Na terça-feira, os cardeais se trancaram pela primeira vez na capela, após uma manhã pompa religiosa e oração, por meio das quais se preparavam para a tarefa. 

Apenas uma votação aconteceu na noite de terça, sem um resultado conclusivo. Nenhum conclave moderno chegou a uma decisão no primeiro dia, de forma que a fumaça preta saindo da chaminé não foi uma surpresa.

Tradicionalmente, a primeira votação é vista como uma forma de filtrar os possíveis “papáveis”, com os nomes dos primeiros colocados sendo trazidos à discussão nos dias seguintes. 

A maioria das apostas prevê uma conclusão na quinta-feira, embora a ausência de um favorito claro possa retardar o processo. “Um novo Papa amanhã” era a manchete do jornal italiano “La Stampa” nesta quarta-feira.O GLOBO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee