Cerca de 200 detentos da Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) III, em Itaitinga, iniciaram um motim, por volta das 7h deste domingo, 24. De acordo com a Secretaria de Justiça do Ceará (Sejus), os presos que ficam na vivência da rua D queimaram diversos colchões, mas logo foram dispersos pelo Grupo de Apoio Penitenciário e por policiais da 2ª Companhia de Policiamento e Guarda. O Corpo de Bombeiros foi encaminhado ao local para controlar as chamas.
Segundo a Sejus, os presos envolvidos na ação cumprem uma sanção disciplinar e estão sem o direito de receber visitas neste domingo, em decorrência de uma tentativa de fuga, na última sexta-feira, 22. De acordo com informações da Coordenadoria do Sistema Penal (Cosisp), este teria sido o motivo pelo qual os dententos queimaram os colchões, em uma tentativa de motim.
Durante a ação dos detentos não houve feridos e as visitas seguem sem alterações, exceto para a vivência onde ocorreu o princípio de motim.
Violência recorrente
No último dia seis, um detento foi encontrado morto na CPPL III. De acordo com a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), o corpo de Pedro Ventura Neto foi encontrado enforcado na rua D, composta por um conjunto de celas, depois das 16h. O preso respondia pelos crimes de roubo, assalto, receptação e insubmissão.
A Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Jucá Neto (CPPLPJN) fica no km 27 da BR-116, em Itaitinga. A estrutura tem capacidade para 952 detentos.
A Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Jucá Neto (CPPLPJN) fica no km 27 da BR-116, em Itaitinga. A estrutura tem capacidade para 952 detentos.
Redação O POVO Online
0 comentários:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.