Pages

quinta-feira, 28 de março de 2013

DILMA," FOI UMA MANIPULAÇÃO INADMISSIVEL DE MINHA FALA"

Por .   Postado  quinta-feira, março 28, 2013   Sem Comentários


                             

Após declaração à imprensa na África do Sul, onde participa da 5ª Cúpula do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira (27) que seus comentários sobre inflação foram manipuladas e mal interpretadas pelo mercado financeiro.
A presidente disse ser contrária a medidas de combate à inflação que comprometam o ritmo de crescimento econômico do país. “Não concordo com políticas de combate à inflação que olhem a questão da redução do crescimento econômico, até porque nós temos uma contraprova dada pela realidade”, disse.
 “Esse receituário que quer matar o doente em vez de curar a doença, ele é complicado, você entende? Eu vou acabar com o crescimento do país? Isso daí está datado. Isso eu acho que é uma política superada”. 
As declarações da presidente, segundo nota divulgada pelo Blog do Planalto, foram mal interpretadas pelo mercado financeiro. “Foi uma manipulação inadmissível de minha fala. O combate à inflação é um valor em si mesmo e permanente do meu governo”, disse a presidente.
Segundo o Planalto, “agentes do mercado financeiro estavam interpretando erroneamente seus comentários como expressão de leniência em relação à inflação”.
A fala de Dilma nesta manhã reduziu as apostas de alta da Selic, a taxa básica de juros da economia. Os juros futuros caíam desde a abertura do mercado e acentuaram a baixa após as palavras da presidente. 
Além da nota, o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, prestou esclarecimentos sobre o assunto. Ele disse que não há tolerância no governo com a inflação. 
Em entrevista ao Grupo Estado nesta quarta-feira, Tombini afirmou que a presidente pediu a ele para esclarecer o mercado de que "qualquer implicação na fala dela hoje, de que há tolerância com a inflação, é uma interpretação equivocada".
Segundo Tombini, a presidente mencionou que "o governo não sacrificará o crescimento para colocar inflação no lugar, porque isso não é necessário". Em seguida, reafirmou a consistência da política monetária. 
"O que posso assegurar a vocês é que, se e quando for preciso usar o instrumento de política monetária para o controle da inflação, isso ocorrerá. Como tenho afirmado inúmeras vezes nas últimas quatro ou cinco semanas."
O presidente do BC negou-se a comentar o comportamento da inflação. "Não vou fazer julgamentos e considerações sobre inflação", disse, acrescentando que o importante era atender à solicitação da presidente. "Ela pede para que o mal-entendido seja desfeito: não há tolerância com a inflação. E quando o BC precisar fazer esclarecimentos, assim o fará."EPOCA

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee