Pages

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

APÓS UMA SEMANA,SITUAÇÃO DA ÁGUA EM SOBRAL É NORMALIZADA

Por .   Postado  segunda-feira, janeiro 14, 2013   Sem Comentários




 No entanto, ainda há muita procura por água mineral nos postos de venda do produto. Para evitar o preço abusivo, o Decon firmou um TAC com os distribuidores de água de Sobra






Após uma semana sofrendo com água amarelada e com mau cheiro, os moradores de Sobral já podem a voltar às suas atividades do dia-a-dia. Segundo a assessoria de comunicação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE), a aparência da água foi normalizada neste último fim de semana. 

O funcionário de uma loja de móveis e eletrodomésticos, Francisco Nonato Mendes, 43 anos, disse que a água "melhorou muito". "Saiu aquele mau cheiro e a cor horrível. O sabor também melhorou, está tudo normal agora", contou.

De acordo com o funcionário, mesmo com a melhora, ainda há muita procura por água mineral nos postos de venda do produto. "Tem gente que ainda está na correria para comprar água mineral. O pessoal está com medo", disse Francisco Nonato.

A procura por água foi tão grande em Sobral que o garrafão de 20 litros chegou a ser vendido por R$ 30. Para evitar o preço abusivo, o Programa Estadual de Defesa do Consumidor (Decon), do Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE), firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com os distribuidores de água de Sobral para privilegiar a venda ao consumidor final e evitar o aumento abusivo nos preços do produto. 


O acordo ocorreu durante uma audiência pública, realizada na última quinta-feira, 10. Ficou acertado que a venda de água mineral será limitada a 10 galões/dia para os pontos de venda (pessoa jurídica) e um galão/dia para o consumidor final, garantindo a manutenção dos preços anteriormente praticados no mercado. Além disso, haverá uma fiscalização nos estabelecimentos comerciais de Sobral pelos agentes fiscais do Decon.

Chuvas
Por meio de nota, o diretor-presidente do (SAAE), Silvestre Neto, esclareceu que as chuvas registradas nos últimos dias na região elevaram rapidamente o volume do rio Acaraú e as “torrentes súbitas provocaram erosão no leito do rio e nas margens”, o que fez com que a água ficasse “naturalmente turva”.

Ele ressaltou que, mesmo turva, a captação de água do rio para as estações de tratamento não deixou de ser feita. “A água que chega às casas é tratada e passa por processos de coagulação, decantação e filtração, atendendo normas de controle e vigilância da qualidade da água para o consumo humano”, diz a nota.
O POVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee