Pages

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

DILMA QUER EVITAR "RUÍDOS" ENTRE PT E PSB, DIZ CID

Por .   Postado  sexta-feira, novembro 09, 2012   Sem Comentários


 Durante almoço, ontem, no Palácio do Alvorada, em Brasília, a presidente Dilma Rousseff (PT) disse ao governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), que "é importante" que não existam problemas entre o PT e o PSB. "Eu quero que acabe com qualquer ruído do PT com o PSB", disse a presidente, conforme informou Gomes.

O governador acrescentou que a presidente relatou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou preocupado com declarações que fez no Ceará que teriam ofendido líderes políticos do Estado, chamados por Lula de "elite". O governador disse que, para ele, o assunto está "encerrado".

Sucessão
Com uma pauta extensa para dialogar com o governo federal, Cid se encontrou com a presidente na cerimônia de lançamento, no Palácio do Planalto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e depois teve um almoço reservado com ela.

O governador do Ceará aproveitou a visita de três dias a Brasília para defender ontem, junto à presidente Dilma Rousseff, uma nova configuração da base aliada do PT, com a indicação de um candidato do PSB (leia-se Eduardo Campos, presidente do partido) para a vaga de vice-presidente da República na chapa de Dilma em 2014.

"Nós temos projetos que muitas vezes são antagônicos. O PMDB já será contemplado com a presidência da Câmara e do Senado no ano que vem e, por isso, entendemos que a vice-presidência da República para as eleições de 2014 seja do PSB, com Eduardo Campos", disse.

Segundo o governador, Dilma Rousseff não fez nenhum comentário sobre essa proposta, mas reiterou que o partido é um aliado do governo e espera que qualquer problema entre o PT e o PSB seja eliminado. Na pauta do almoço, além da proposta de estreitamento das relações PSB/PT, foi apresentado ainda um pedido para que a presidente não vete o projeto de partilha dos royalties do petróleo aprovado nesta semana no Congresso.

Cid e Dilma conversaram ainda sobre a proposta do governo para unificação do ICMS, mas o assunto principal foi mesmo as relações entre os partidos de ambos, que ficaram estremecidas após a disputa nas eleições municipais que colocaram em disputa direta PT e PSB em cidades como Fortaleza (CE) e Recife (PE).

Cid informou ainda que a presidente da República acertou com Eduardo Campos a realização de uma reunião com os novos prefeitos do PSB e os governadores, como um gesto de boa relação. O encontro entre Dilma e Cid aconteceu em um momento crucial para a definição dos rumos do PT, pelo menos no Ceará. Na última quarta-feira a prefeita Luizianne Lins (PT) e o candidato petista derrotado na disputa pela Capital, Elmano de Freitas, do mesmo partido, estiveram com o presidente nacional do PT, Rui Falcão, defendendo o rompimento total do PT cearense com o governo de Cid Gomes. O encontro de Dilma e Cid é um indicativo da tendência nacional do partido.

Reaproximação

Segundo Cid Gomes, este é o momento de reaproximação do PSB com o PT e de fortalecimento desta aliança. O governador lembrou o desempenho de sua legenda nas urnas neste ano e avaliou que o PMDB não tem um projeto de governo nacional com os socialistas.

Para Cid, o atual vice-presidente da República, Michel Temer, poderia, com o apoio petista, ser candidato ao Senado Federal em 2014. "Nenhum partido sobrevive sem ambição", afirmou o governador ao defender o projeto socialista. Cid Gomes avaliou que não é de se estranhar que apesar de terem sido aliados de primeira linha e que o governador de Pernambuco seja considerado afilhado político do ex-presidente Lula, que chegue um momento em que PT e PSB sigam rumos diferentes.

De olho na reeleição, Dilma tenta recompor a base aliada. Questionada se o PSB, rival do PT em diferentes capitais, precisa de afago, a presidente disse: "O PSB? Todos precisam de afago. Todos. Quem não precisa de afagos em sendo humano?".

A reportagem tentou ouvir a direção estadual do PT no Ceará, mas não obteve retorno nas ligações telefônicas.DN


Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee