Pages

quinta-feira, 31 de maio de 2012

TEMPO QUENTE NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Por .   Postado  quinta-feira, maio 31, 2012   Sem Comentários

Deputados Perboyre Diógenes e Eliane Novais trocam acusações e xingamentos em plenário.A sessão desta quinta-feira da Assembleia Legislativa foi marcada por uma forte discussão entre os dois parlamentares. A guerra de palavras começou depois que Perboyre Diógenes criticou a postura de oposição de Eliane em relação ao  governador Cid Gomes.


Com direito a graves acusações e troca de xingamentos, os deputados Perboyre Diógenes (PMDB) e Eliane Novais (PSB) protagonizaram um verdadeiro bate-boca na sessão desta quinta-feira (31) da Assembleia Legislativa. A confusão começou quando o peemedebista condenou a postura oposicionista de Eliane, dentro do PSB, em relação ao governador Cid Gomes (PSB). Ele chegou a pedir que parlamentar deixasse o partido, ressaltando que ela merece é "chumbo grosso".


A fala de Perboyre revoltou Eliane Novais, que subiu à tribuna da Casa com uma série de acusações contra o rival. Exaltada, ela afirmou que o deputado é alvo de 23 ações na Justiça por improbidade administrativa, quando era prefeito de Saboeiro, e que está sendo perseguida por ele. Disse ainda que estava sendo vítima de ameaça de morte. "Esse tipo de ameaça não cabe nesse Parlamento, que é sério. A maioria dos deputados está aqui em busca de diminuir as profundas desigualdades sociais desse Estado. Não venha aqui com ameaça de chumbo grosso", alertou. Afirmou ainda que Perboyre se elege deputado para conquistar imunidade parlamentar e "não ser pego pela Justiça". "Eu exijo respeito. Essas falas são mentirosas. Estou sendo difamada!", reclamou. 

Eliane solicitou ainda que Perboyre não seja porta-voz do PSB e que exerça o mandato com dignidade. "O senhor desviou dinheiro da Educação, da Saúde, até para a construção de açudes. Posso aqui, se o senhor desejar, a cada fala minha falar de um processo contra o senhor na Justiça. E o povo de Saboeiro sabe da sua forma de trabalhar. Quero dar por encerrado esse capítulo e dizer que não vou me intimidar". 

Entretanto, a briga entre os dois parlamentares ainda reservaria outros momentos considerados lamentáveis. Perboyre não deixou barato as acusações de Eliane Novais, e sugeriu que antes de entrar no plenário, a deputada procurasse um psicólogo ou um psiquiatra, e tomasse um "lexotanzinho" (Lexotan, remédio controlado para o sistema nervoso). "Eu sou médico, conheço os problemas hormonais das mulheres, depressão, essas coisas". Imediatamente, o peemedebista foi repreendido pelo deputado Mário Hélio (PMN), que presidia a sessão no momento, e sua fala foi excluída da ata. 

Segundo Perboyre, Eliana mancha a história do PSB ao "agredir" o governador Cid Gomes. "Isso é uma grande injustiça", lamentou, afirmando que Eliane Novais estava sendo "gogó de aluguel" do atual prefeito de Saboeiro, Marcondes Ferraz (PSB). "Vossa Excelência está sendo usada por um prefeito ladrão. Cadê sua história para ser gogó de ouro? Eu tenho origem, sou de família tradicional, os Diógenes. Se teve pistolagem, tem médico, tem advogado, teve vários deputados. Agora Vossa Excelência não tem história política. Só conseguiu destaque depois do casamento do seu irmão (Sérgio Novais) com a prefeita (Luizianne Lins)". Voltou a atacar ao dizer que Eliane só foi eleita por conta dos milhares de cargos comissionados que seu grupo tem na Prefeitura de Fortaleza.

Sobre o termo "chumbo grosso", ele explicou que era apenas "maneira de falar". Disse ainda que sua candidatura foi indeferida, em 2008, para a Prefeitura de Saboeiro, por incompetência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ele explicou que teve contas de Governo desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), mas que a Câmara de Saboeiro derrubou o parecer. "Hoje estou na Ficha Limpa. Estou limpo e, se Deus quiser, vou ser o prefeito de Saboeiro", disse. 

"Me elegi, elegi um tio de 80 anos, voltei no terceiro mandato, botei a mulher (esposa). Tem que ter virtude pra isso, deputada. Agora a senhora não consegue administrar é nada". Para deixar o clima ainda mais tenso, Perboyre afirmou que Eliane vai ter que "engolir" os Ferreira Gomes, porque "Cid vai mandar por 20 anos" no Ceará. "Se não quiser, que saia do partido ou contrate um psiquiatra. E cuidado porque essa ação hormonal é danado pra enfartar", alertou o peemedebista, com um discreto sorriso no rosto.
Quebra de decoro
Eliane voltou à tribuna para acusar Perboyre de quebra de decoro parlamentar. "Quero pedir a cópia dessa sessão para que eu entre com uma representação contra esse deputado", disse a parlamentar, destacando que o discurso do companheiro de plenário foi "machista e discriminatório". "Não estou brincando aqui de ser deputada. Não estou aqui para ser discriminada e perserguida desta forma. Peço que o presidente desta Casa (Roberto Cláudio) tome as providências cabíveis para que a gente tenha dias melhores aqui". Chegou a afirma ainda que nem que Perboyre fosse o "último médico" do mundo se consultaria com ele.

Mais uma vez, Perboyre não deixou Eliane sem resposta. "Não venha aqui dar uma de vítima coitadinha pra gente ter pena, não. Aqui nessa Casa não tem homem e mulher, tem parlamentar", rebateu. E se disse também agredido por Eliane quando ela questionou sua qualidade como médico. Por conta disso, esse trecho do discurso da deputada foi suprimido da ata da sessão. "Sou um cirurgiãozão de mão cheia", vangloriou-se. E voltou a sugerir: "Saia do PSB ou vai passar 20 anos sofrendo".

O POVO Online

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee