Pages

sexta-feira, 19 de março de 2021

FALTA DE TRANSPARÊNCIA NA VACINAÇÃO FAZ MP NOTIFICAR AO MENOS UMA PREFEITURA DE CEARÁ POR DIA

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, março 19, 2021   Sem Comentários


Após dois meses de vacinação no Ceará, ainda há municípios em que o processo de aplicação das doses peca na transparência.

A avaliação é do Ministério Público do Ceará (MPCE), que já expediu 60 recomendações contra prefeituras solicitando mais transparência nos dados. 

Em alguns casos, devido à resistência da administração pública em atender a solicitação, o órgão precisou apresentar ações na Justiça. 

Um desses casos ocorreu no município de Tauá, na região do sertão dos Inhamuns. A 3ª Promotoria do Município apresentou uma ação civil pública solicitando que a Prefeitura publique o nome e a qual grupo prioritário pertence os cidadãos vacinados, além da data de aplicação do imunizante, do lote da vacina e do profissional responsável pela aplicação. 

Caso o Município não atenda ao pedido, o MPCE pede que a multa diária seja de R$ 10 mil contra a prefeita Patrícia Aguiar (PSD) e o secretário da Saúde, Edgleusson Coelho Noronha.

“Recebemos denúncias sobre possíveis irregularidades em Tauá e em Parambu. Cobramos explicação e recomendamos que os dados fossem divulgados. Parambu atendeu a nossa solicitação, mas Tauá, inicialmente, se recusou”, disse o promotor de Justiça Jucelino Soares.

Após o MPCE ajuizar a ação, a Prefeitura de Tauá se comprometeu a apresentar os dados até amanhã (19). 

TRANSPARÊNCIA

Conforme o Ministério Público do Ceará, as primeiras recomendações foram expedidas a partir do dia 25 de janeiro, quando começaram a surgir denúncias de que pessoas estariam recebendo o imunizante sem respeitar a lista de prioridades. 

O pedido do MPCE, tanto nas recomendações quanto nas ações apresentadas à Justiça, é que sejam publicados o nome, o grupo prioritário a que pertence o vacinado, a data da vacinação, o lote da vacina e o profissional responsável pela aplicação. Os dados devem ser disponibilizados em um site específico ou na página da prefeitura,. 

“Isso possibilita a ampla fiscalização pela população, um acompanhamento efetivo de todas as pessoas que estão recebendo , possibilitando que ocorra de maneira regular e, em caso de irregularidade, que seja possível fiscalizar efetivamente”, argumenta o promotor de Justiça de Tauá 

 AVANÇO DA CAMPANHA

Para a epidemiologista Caroline Gurgel, dar transparência aos dados sobre vacinação é fundamental para o avanço da campanha contra a Covid-19. 

“As pessoas tendem a aderir àquilo que elas confiam. Elas precisam criar um vínculo de confiança para ter adesão. Quando tudo é transparente, acessível, quando você está sendo honesto enquanto governo, mostrando o que está conseguindo fazer, as pessoas vão querer se vacinar. É um método educativo através da confiança”, destaca. 

 FORTALEZA

A Capital também recebeu recomendação para dar mais transparência à vacinação. De acordo com o Ministério Público, o pedido foi atendido. Contudo, o que preocupa o órgão é o ritmo de imunização. 

Nesta quinta-feira (18), os Ministérios Públicos Federal (MPF), do Estado (MPCE) e do Trabalho (MPT) entraram com uma ação na Justiça contra o Estado do Ceará e o Município de Fortaleza para obrigar a vacinação imediata de todos os idosos a partir de 60 anos.DIÁRIODONORDESTE

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee