Pages

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

O LIXO VIRA FOCO DE ARTICULAÇÃO POLITICA NO CEARÁ

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, janeiro 25, 2021   Sem Comentários



 A gestão pública de resíduos sólidos é um desafio histórico para muitas prefeituras cearenses. Isso fica evidente, por exemplo, nos problemas relacionados à coleta de lixo vistos

nos primeiros dias de algumas gestões municipais, e também quando o assunto é a meta - frequentemente postergada - de pôr fim aos lixões. 


O tema, contudo, tem ganhado certo espaço entre prefeitos neste início de mandato. Ontem, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Fernando Santana (PT), se reuniu com dez gestores de municípios do Cariri, nove deles da Região Metropolitana mais o prefeito de Altaneira. 


O encontro, realizado na sede da Prefeitura do Crato, deu início à retomada do consórcio de resíduos sólidos que já existe na região, mas que estava parado. A intenção é, no médio prazo, construir um aterro sanitário no Cariri e acabar de vez com os lixões, problema antigo que assola cidades como Barbalha, Juazeiro do Norte, Crato e Caririaçu, por exemplo.

Recurso garantido

Antes mesmo de reunir os prefeitos, Fernando se encontrou com o governador Camilo Santana (PT). Ele garante que já há verba estadual para construir uma indústria de resíduos sólidos. No Cariri, restabelecer as tratativas econômicas da Região Metropolitana significa tornar a região atrativa para indústrias. Um exemplo disso é que Juazeiro do Norte já foi o terceiro maior polo calçadista do País.

Independência

Destaque para a presença de Glêdson Bezerra (Podemos), prefeito de Juazeiro do Norte, no encontro. Eleito por uma sigla que no Ceará faz oposição ao Governo do Estado, o gestor havia adotado postura de independência ao ser eleito, e prometeu conversar com a gestão estadual em busca de parcerias. Mais que isso: Glêdson quer que o aterro sanitário, que será bancado pelo Estado, seja construído em Juazeiro. Há ainda a possibilidade de o equipamento ser mantido através de parcerias com empresas privadas.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee