Pages

quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

MEIO AMBIENTE; MANCHAS DE ÓLEO VOLTTAM AS PRAIAS CEARENSES

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, janeiro 02, 2020   Sem Comentários


O ano de 2020 chegou, mas os problemas de 2019 persistem. 

Na última segunda, 30 de dezembro, o petróleo voltou ao litoral oeste do Ceará, nos municípios de Itapipoca e Amontada. A ressaca do mar, comum nesta época do ano, pode ter influenciado o retorno do óleo.

De acordo com Rivelino Cavalcante, professor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC), é provável que o petróleo esteja sedimentado no fundo da plataforma continental cearense, onde há alta concentração de carbonato - em especial no Litoral Oeste. Por isso, o petróleo não se dispersa e mantém manchas volumosas.

Mas as consequências do retorno do petróleo vão além da poluição das praias. Segundo o doutor em Oceanografia Luis Ernesto Bezerra, também professor do Labomar/UFC, espécies de crustáceos, moluscos, esponjas, equinodermos (estrelas-do-mar, ouriços-do-mar etc) e até algas marinhas dependem do assoalho marinho para sobreviver.

As ameaças do petróleo para essas espécies são muitas: elas podem morrer tanto sufocadas, ao serem impedidas de realizar trocas gasosas e de se locomoverem, quanto por contaminação química, interferindo em processos celulares e reprodutivos.

“De imediato, o problema que vejo é que o óleo, caso esteja no fundo, pode afetar toda uma gama de organismos que vivem sobre o solo marinho e são a base do funcionamento de todo o ecossistema marinho”, afirma Luis. As espécies são alimento de peixes, tartarugas e tubarões.

O comércio também pode sofrer com a contaminação: “Como tudo está interligado, pode afetar as espécies de valor comercial diretamente, caso elas se contaminem, quanto indiretamente, já que os organismos são fonte de alimento”, conclui o pesquisador.
Limpeza

Se as suspeitas dos pesquisadores forem confirmadas, o Estado deve enfrentar dificuldade na retirada das manchas de petróleo do fundo do oceano. “Não é uma coisa fácil, ninguém sabe onde [o petróleo] está e a plataforma continental cearense é consideravelmente larga”, explica Rivelino.

Além disso, o professor afirma que seria necessário um estudo de caso de como realizar a limpeza do solo oceânico cearense em virtude da singularidade da plataforma. “Mesmo baseados em outros acidentes do tipo, o nosso ambiente é praticamente novo quanto a isso”, conclui.

A Marinha do Brasil (MB) está responsável pela limpeza das praias recém-afetadas pelo retorno dos resíduos no Ceará. Em nota, o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA) - composto pela MB, pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) - informa o envio de amostras do material para análise no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM).O POVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee