Pages

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

CAUCAIA SE TRANSFORMA EM UM LIXÃO

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, outubro 03, 2019   Sem Comentários


Dificultando a passagem de pedestres ou juntando moscas e animais, os pontos de lixo em ruas de Caucaia, município da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), irritam moradores. 
O POVO Online visitou ruas dos bairros Nova Metrópole e Jurema para registrar os locais onde os entulhos são comumente deixados. No entanto, denúncias dão conta de acúmulo de resíduos no Cumbuco, Tabuba e Icaraí.

“Dificilmente passa carro recolhendo. Se passa, leva alguns e deixa o resto aí. Jogam de tudo, sofá, armário”, relata João dos Santos, morador do bairro Nova Metrópole. Ele estava recolhendo pedaços de madeira deixados em um ponto de uma avenida com muito lixo. O pedreiro diz que é comum ver montes de lixo pelas ruas do bairro, tanto em vias principais quanto em locais mais afastados.

Como não passa coleta em seu bairro, o Parque Cidade, a faxineira Osmarina Facunde afirmou que é habitual a prática de queimadas de lixo promovidas pelos moradores. No trecho em que passa para ir buscar a filha no colégio, na rua Z do Nova Metrópole, os resíduos estavam sendo recolhidos por trabalhadores e colocados em um caminhão. Segundo ela, é frequente a presença de entulhos na região.

Lixo em Caucaia

Em uma das principais vias do bairro Jurema, a avenida Dom Almeida Lustosa, alguns canteiros são tomados pelo lixo deixado pelos moradores de ruas perpendiculares. 

Para a comerciante Maria do Socorro, a situação dificulta a passagem de pedestres, deixando pessoas que andam a pé, como ela, mais vulneráveis no trânsito. Perto do trilho que cruza a avenida também é possível ver pontos de lixo. Nesses, Maria afirma que existe limpeza periódica.

No início de 2018, o EcoCaucaia, do Grupo Marquise, que era responsável pela coleta de lixo da cidade até então, decidiu interromper os trabalhos. 

O argumento era de que o pagamento não estava sendo feito pela Prefeitura. A partir de então, o governo municipal começou a realizar a coleta por conta própria, sem ter contratado outra empresa para fazer o recolhimento dos resíduos.

Lixo em Caucaia

De acordo com Alyne Leite, adjunta da Secretaria do Patrimônio Público e Transportes de Caucaia, a prefeitura, apesar do lixo aparente nas ruas, trabalha para coibir o descarte irregular de resíduos sólidos tanto da população quanto dos grandes geradores.

Além disso, segundo a prefeitura, são realizadas três coletas domiciliares por semana, que são dividas entre os bairros, além de ações e campanhas para conscientizar os moradores com a entrega de cartilhas educativas com o cronograma das coletas, número da ouvidoria para reclamações e sugestões da própria população. 

A prefeitura também disponibiliza um número de WhatsApp (85 -99800-1449) criado exclusivamente para que a população entre em contato para tratar assuntos referentes aos resíduos sólidos, além de denúncias e de informações.

Confira a cartilha educativa com orientações sobre o descarte correto de resíduos sólidos aqui.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee