Pages

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

O PAÍS DOS ADVOGADOS;BRASIL TEM MAIS ADVOGADOS PER CAPITA DO QUE ESTADOS UNIDOS

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, agosto 12, 2019   Sem Comentários


O número de advogados no Brasil impressiona: um para cada 190 habitantes, segundo reportagem da Gazeta do Povo deste domingo. 

Hoje, há 1,1 milhão de profissionais cadastrados na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para uma população estimada em 210 milhões de habitantes pelo IBGE.

Cinco estados concentram 726 mil advogados inscritos na OAB, o equivalente a 63% do total: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. A marca de 1 milhão de advogados foi atingida em novembro de 2016.

A quantidade de advogados tem relação com o grande número de cursos de Direito ofertados no país. É o que revelam dados do Censo de Educação Superior realizado em 2017 pelo Ministério da Educação e Cultura. 

Segundo o Censo, o número de estudantes matriculados passou de 651 mil em 2009 para 879 mil em 2017, uma alta de 35% em oito anos. De acordo com o portal E-mec, há 1.650 cursos de Direito em atividade, que ofertam mais de 317 mil vagas por ano.

O que pode estar por trás disso? A profissão goza de status social, há séries e filmes que influenciam os jovens pelo glamour dos tribunais (minha filha acabou de ver “Suits” e está bastante inclinada a ser advogada), e também existe a possibilidade de seguir para concurso público, buscando a sonhada “estabilidade de emprego” que seduz tantos brasileiros.

Mas nada disso seria suficiente se não houvesse mercado para tanto advogado. E eis o ponto: num país com tantas leis e leis tão complexas, com tributos infindáveis, com emaranhados legais que beneficiam aqueles que podem pagar pelos especialistas mais caros disponíveis, como o milionário Lula, a demanda por advogados é enorme e crescente.

E só para comparar: dados da American Bar Association, a OAB americana, revelam o número de profissionais com cadastro ativo no país. A pesquisa, realizada em 2018, indica que havia 1,3 milhão de advogados, para um total de 325,7 milhões de habitantes em 2017, o equivalente a um advogado para cada 250 habitantes. Isso no país do litígio, onde um escorregão na casa do vizinho já vira caso para solução por meio de advogados. O Brasil tem mesmo advogado demais da conta!
Rodrigo Constantino

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee