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segunda-feira, 22 de abril de 2019

EMPRESA CULTIVA PLANTA SEM CONTATO COM O SOLO

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, abril 22, 2019   Sem Comentários


Empreender, para alguns, é aproveitar oportunidades que estão bem perto deles. 

Esse é o caso de Paulo Henrique Pierre Pessoa (na imagem acima, à direita), que aproveitou a consultoria que prestava na empresa Hidrohorta para entender o seu potencial e depois fazer aquisição do negócio. 

Com isso, ele e o seu sócio, Elias Freitas da Silva (na imagem acima, à esquerda), analisaram que se tratava de uma oportunidade de negócio e que precisavam incorporar a gestão para gerar valor. 

Os empreendedores inicialmente focavam principalmente em produzir, e deixavam de focar no relacionamento com os clientes e a visão de mercado. 

“Nosso grande mérito foi perceber que era um produto bom, que existe demanda e que se fosse mais bem apresentado, tanto para os clientes de varejo e supermercado quanto para pessoa física, tinha uma ótima oportunidade de crescimento”, afirma Paulo.

Apesar de o mercado estar em um contexto de crise, na época, estavam confiantes com essa oportunidade. Avaliaram os fatores de risco, as oportunidades e focaram na gestão como diferencial. A estratégia utilizada foi posicionar a marca de modo a ter reconhecimento no mercado com ações que visavam reforçar a relação com os clientes. Perceberam, então, campos de melhoria como: desenvolvimento da marca, aperfeiçoamento da logística, melhoria na qualidade do produto e aproximação com o cliente.

Para gerar competitividade, a empresa precisou maximizar a entrega e reduzir os déficits de logística e de qualidade, atendendo às exigências dos clientes corporativos. A forma de entrega errada ocasionava perdas de produtos e insatisfação dos clientes. Ao passo que eles foram aperfeiçoando os processos, foram ganhando competitividade.

Empreendimentos

“Todos os nossos produtos são rastreados, é a questão da confiança com o consumidor”, afirma Paulo Henrique, pois acredita que a proposta de valor transmitida pela Hidrohorta é de ser uma empresa certificada. Com isso, a PariPassu, atesta a data que os produtos foram colhidos e o material que é aplicado neles. Além disso, as embalagens dos seus produtos possuem QR Code, em que o consumidor tem a oportunidade de ver quando e onde foi colhido o produto.

As redes de supermercados são os grandes clientes que a cada dia exigem mais qualidade e transparência. No entanto, a preocupação da Hidrohorta está também no consumidor final, o cliente que adquire os produtos no supermercado, atestando a qualidade e os diferenciais da empresa. Para os empreendedores, essa satisfação é uma forma eficaz de publicidade.

As culturas plantadas no método hidropônico não têm contato com o solo e todo processo produtivo acontece na água. Desta forma, além de atender aos requisitos de sustentabilidade sem a utilização de agrotóxicos, é economicamente mais competitiva em relação à produção no solo.

Para os sócios, não existe necessidade de fazer publicidade por meio de outdoors, por exemplo, mas sim uma comunicação com o público final, através da sua percepção de valor. Seus maiores concorrentes estão dentro das lojas, porém não possuem o mesmo cuidado com os produtos que eles têm.

A logística da Hidrohorta também é um diferencial da empresa. As colheitas são feitas diariamente, e segue de porta em porta para os clientes, sendo rotas bem estudadas, pois todos querem receber os produtos pela manhã. Eles acreditam ser um grande desafio entregar a proposta de valor para os clientes, pois envolve toda a cadeia de produção e distribuição. Ou seja, todos na empresa têm que ter a percepção e o conhecimento do produto para se atingir os melhores resultados.

Um exemplo disso foi a estratégia usada pela empresa para atender aos restaurantes. Foi desenvolvido um critério de seleção que consiste em entregar o produto de acordo com a rota e necessidades dos clientes. Para que isso aconteça, a Hidrohorta faz treinamentos e sempre qualifica os seus colaboradores, a fim de esclarecer o impacto que cada processo irá fazer, envolvendo a diferença e a sensibilidade do que está sendo colhido e para quem se está colhendo.

Crise

Uma das formas de vencer a crise foi estabelecer uma relação com os clientes, aumentado o mix de produtos e sua qualidade, gerando fidelização com os antigos e a aquisição de novos, o que foi materializado pelo faturamento que dobrou no auge da crise. Os frutos do trabalho bem feito foram evidenciados não só no faturamento, mas no reconhecimento das boas práticas empreendedoras no prêmio Você Empreendedor de 2017.

Futuro

Seu próximo passo, no aspecto comercial, é aumentar os pontos de distribuição, passando ao consumidor final a mensagem de confiabilidade e transparência com relação aos seus produtos, bem como ampliando de maneira orgânica o negócio, envolvendo clientes e fornecedores no crescimento da empresa.

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