Pages

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

CEARÁ;COMBOIO PARTE PARA BRASÍLIA PARA DEFENDER A PRÁTICA DA VAQUEJADA

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, outubro 21, 2016   Sem Comentários


22 caminhões partiram em três comboios com destino à Brasília, para participar, na próxima terça-feira (25), de um protesto nacional contra a decisão do STF, que julgou inconstitucional a lei cearense que regulamentava a vaquejada como prática esportiva e cultural do Estado. 
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de proibir a realização de vaquejadas tem provocado reações de vaqueiros e organizadores dos eventos. Segundo a Associação Cearense de Vaquejada, ontem, 22 caminhões partiram em três comboios que saíram do Eusébio, Caucaia e Canindé, para participar, na próxima terça-feira (25), de um protesto nacional contra a decisão do STF, que julgou inconstitucional a lei cearense 15.299/2013, que regulamentava a vaquejada como prática esportiva e cultural do Estado. O grupo, que se unirá a pessoas de outros estados, para pressionar o STF a rever a proibição da prática.

Na Assembleia Legislativa, o tema tem sido abordado por vários deputados que tem bases eleitoral no interior do estado. Para o deputado Carlos Matos (PSDB) Carlos Matos que caberia uma discussão antes da proibição da atividade da vaquejada, já que, atualmente, há cuidados que protegem os animais. “Em países como a Espanha existem as touradas, que são típicas do local. Assim é no Nordeste, com a vaquejada. Faz parte da nossa cultura e é um esporte que não machuca mais os animais”, assinalou.

O deputado Manoel Duca (PDT) defendeu a prática da vaquejada e destacou que, antigamente, eram cometidos excessos, mas hoje existe proteção para os animais, e a vaquejada é mais disciplinada. “Antigamente, tinha ferrões, e choques eram permitidos, mas, agora que o animal está mais protegido, eles proíbem a vaquejada”, disse.

Segundo o o presidente da Acevaq, veterinário Abelardo Ribeiro, o uso de uma cauda artificial no boi para evitar machucados, realização das competições em pistas forradas com, pelo menos, 80cm de areia e a proibição do uso de esporas e chicotes são algumas das regras seguidas nas vaquejadas que a Associação apoia. "Temos consciência que precisamos dos animais íntegros", afirmou.

Desde a decisão do STF no último dia 6 deste mês, os eventos estão suspensos pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) – instituição que realiza fiscalização agropecuária nas vaquejadas.
247

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee