Pages

quarta-feira, 13 de abril de 2016

PEC QUE TRANSFERE PARA ESTADOS PERMISSÃO DE CRIAR MUNICÍPIOS É DEFENDIDA POR DEPUTADOS NORDESTINOS

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, abril 13, 2016   Sem Comentários

Para Danilo Forte, um País do tamanho de um continente como o Brasil precisa ter uma lei de emancipação.

A aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 123 de 2015, que transfere para as assembleias legislativas a permissão dos estados de criar novos municípios no País foi defendida por parlamentares da região Nordeste, durante Seminário Regulamentação de Novos Municípios, realizado nesta terça-feira, 12, da Frente Parlamentar de Apoio a Revisão Territorial dos Municípios e a Comissão Especial que debate o tema na Câmara dos Deputados.

O deputado Danilo Forte (PSB-CE), autor da proposta, disse que tem convicção muito clara “que um País do tamanho de um continente como o Brasil precisa ter uma lei de emancipação”. Segundo ele, é inadmissível o Brasil não ter uma legislação clara sobre este tema.

“A emancipação nada mais é que dar o direito ao exercício pleno da cidadania às pessoas que muitas vezes moram numa localidade que não tem acesso aos espaços e equipamentos públicos da forma que deveriam tê-los”, afirmou o deputado cearense.

Apoio ao PLP 137

Forte aproveitou o evento com emancipacionistas para hipotecar o seu apoio ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 137 de 2015, em tramitação numa Comissão Especial da Câmara.

O socialista, que é relator da comissão, lembrou que o “melhor caminho” a ser adotado é a aprovação da PEC 143, já que por duas vezes o Executivo federal vetou propostas semelhantes, fato que não aconteceria a uma PEC devido ao caráter impositivo deste tipo de matéria legislativa.

Divisão territorial

O presidente da Comissão Especial, deputado Júlio César (PSD-PI), afirmou, por sua vez, que é “um defensor da divisão territorial”.

“É preciso criar mais municípios para atender melhor a população e também revisar a distribuição do bolo tributário brasileiro, precisamos atender melhor o nosso povo e é nas cidades que vivemos é nela que temos o contato direto com a população para atender o povo com mais necessidade e mais excluído que muitas vezes não tem atenção necessária pelo poder publico municipal por causa da insuficiência de recursos ou pela grande área territorial", ressaltou Júlio César.

A Comissão Especial da Câmara é destinada a proferir parecer ao Projeto de Lei Complementar nº 137, de 2015, do Senado Federal, que "dispõe sobre o procedimento para a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, nos termos do § 4º do art. 18 da Constituição Federal, altera a Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966, e dá outras providências."(Por Gil Maranhão – Para Agência Política Real.)

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee