Pages

sexta-feira, 5 de junho de 2015

CEARÁ É 3° ESTADO COM MENOR ÍNDICE DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, junho 05, 2015   Sem Comentários

Ceará vacinou 62,66% do público-alvo de 1.104.672 pessoas.Ministério da Saúde recomenda prorrogação da vacinação nesses estados.

O Ceará está entre os estados com menor índice de cobertura vacinal contra a gripe, de acordo com levantamento divulgado nesta quinta-feira (5), pelo Ministério da Saúde. No estado, a meta era vacinar 80% do público-alvo, de 1.762.872 pessoas, mas apenas 1.104.672 pessoas foram vacinadas, o que representa 62,66% do total.

Apesar de a campanha de vacinação contra a gripe se encerrar nesta sexta-feira, o Ministério da Saúde recomenda a continuidade da vacinação aos estados e municípios que não atingiram a meta.

Além do Ceará, os outros os estados com os níveis mais baixos de coberturas, segundo os números do Ministério da Saúde, estão o Acre, com 52,95%, Piauí, com 57,92% e Mato Grosso, com 62,13%. Apenas cinco estados atingiram a meta: Amapá (89,4%), Paraná (83,5%), Santa Catarina (82,2%) Espírito Santo (81,8%) e Amazonas (81,4%). A campanha teve início em 4 de maio, com previsão de encerramento no dia 22 de maio. Para atingir a meta de imunizar 80% do público-alvo, o Ministério da Saúde prorrogou a campanha até 5 de junho.

No Brasil, 35,9 milhões de pessoas foram vacinadas, o que corresponde a 73% do público-alvo. De acordo com o Ministério da Saúde, o único grupo que já atingiu a meta é o das puérperas (45 dias após o parto), com 330 mil (92%) de mulheres vacinadas. O segundo grupo com maior cobertura é o dos idosos, com 15,9 milhões (76%) vacinados; seguido por trabalhadores da saúde, com 2,9 milhões (72%); crianças de seis meses a menores de cinco, com 8,8 milhões (69,6%); gestantes, com 1,3 doses (63,4%) vacinadas; e os indígenas, com 380 mil vacinados (62,9%).

A definição dos grupos prioritários segue a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), também respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde em 2015 protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina contra influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Reações adversas

Após a aplicação da vacina pode ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e enrijecimento. São manifestações consideradas comuns, cujos efeitos costumam passar em 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.
G1

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee