Pages

terça-feira, 25 de novembro de 2014

PARA A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS (ANJ)PROIBIR PESQUISA ANTES DA ELEIÇÃO É RETROCESSO

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, novembro 25, 2014   Sem Comentários

"A população tem o direito de ser informada e de se expressar de maneira ampla e irrestrita.'' 


A Associação Nacional de Jornais (ANJ) divulgou ontem nota em que expressa "inconformidade" com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que proíbe a divulgação de pesquisas de intenção de voto nos 15 dias anteriores ao 1.º e ao 2.º turnos das eleições no País. 


O texto, de autoria do senador Luiz Henrique (PMDB-SC), está em discussão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e está previsto para ser votado pelo colegiado na sessão de amanhã.

"Desde a redemocratização do País, a realização e a divulgação de tais pesquisas foram aperfeiçoadas em conformidade com a legislação eleitoral. Por esse motivo, a proibição pretendida representa um retrocesso político e uma negação do direito constitucional de acesso à informação e à liberdade de expressão", afirma o vice-presidente da ANJ e responsável pelo Comitê de Liberdade de Expressão, Francisco Mesquita Neto.

"Foi esse, aliás, o entendimento do Supremo Tribunal Federal ao julgar, em 2006, a constitucionalidade de projeto de lei de teor semelhante", cita a nota, referindo-se a julgamento no qual a Corte considerou a restrição inconstitucional.

Se aprovada, a PEC proibiria a divulgação dos resultados das pesquisas, mas não impediria a realização de levantamentos contratados pelos candidatos ou partidos, que costumam fazer uso desses dados para traçar as estratégias de campanha.

"A ANJ entende que a experiência tem demonstrado que as pesquisas têm sido um fator que contribui para o debate político e para o esclarecimento do eleitorado", reforça a nota divulgada pela ANJ. "A população tem o direito de ser informada e de se expressar de maneira ampla e irrestrita, princípios que serão inevitavelmente cerceados se a proposta em questão for aprovada."
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee