Pages

terça-feira, 18 de novembro de 2014

OPERAÇÃO LAVA JATO;QUANDO LAVAR AS MÃOS É IMPERDOÁVEL

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, novembro 18, 2014   Sem Comentários


Porque nem Dilma nem o Lula se preocuparam em passar o rodo nos partidos de sua base?


Em entrevista do outro lado do mundo, na Austrália, declarou a presidente Dilma que sabia das investigações da Polícia Federal a respeito de irregularidades na Petrobras. Mesmo que tenha autorizado a Operação Lava Jato a continuar, seria o óbvio. 

Como evidente, também, que exigisse a demissão de diretores da estatal envolvidos na lambança, apesar dos elogios que alguns deles receberam pelo tempo de serviço prestado.

O que se estranha nessa novela de horror é a participação de figuras de importância do PT, PMDB, PP e adjacências na roubalheira sem que nenhuma atitude tenha sido tomada pelos ocupantes maiores do poder. Porque nem Dilma nem o Lula se preocuparam em passar o rodo nos partidos de sua base. Assim como no mensalão tesoureiros e dirigentes variados continuaram ocupando funções relevantes, assim como parlamentares permaneceram incólumes recebendo dinheiro sujo de empreiteiras e de diretores da Petrobras. Quer dizer, a faxina não chegou ao quintal do Palácio do Planalto.

Nem a presidente nem o antecessor terão recebido parte do que foi roubado, muito menos se beneficiado das operações de compra e venda de mandatos e de consciências. Mas estavam no controle do poder público quando tudo aconteceu. 


No mínimo, deveriam ter posto a boca no trombone e denunciado os primeiros resultados das apurações. Como a lama respingava na base parlamentar do governo, preferiram ficar calados, deixando tudo correr a cargo da Polícia Federal, do Ministério Público e do próprio Poder Judiciário. Mais ou menos como se um assalto ocorresse na esquina e apenas aguardássemos a chegada da polícia, como se nada nos dissesse respeito, ainda que o assaltado fosse nosso vizinho.

Esse costume de lavar as mãos vem de muito antes de Pôncio Pilatos, mas a História mostra-se imperdoável diante do personagem.

MELHOR DEIXÁ-LOS MISTURADOS

Na Roma Antiga, nos tempos de Tibério, o Senado tentou votar uma lei obrigando os escravos a usar roupas especiais, de forma a diferenciá-los dos cidadãos no gozo de suas liberdades. O imperador convenceu os senadores a desistir da iniciativa, argumentando que se a proposta fosse aprovada, seria possível calcular o número imenso de escravos, favorecendo sua rebelião. Na época, só em Roma existiam 400 mil, e na Itália, um milhão e meio.

Assim parece a estratégia do Palácio do Planalto diante da multiplicação, no Congresso, de parlamentares envolvidos no recebimento de propinas. A rebelião, no caso, seria da opinião pública...
CARLOS CHAGAS

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee